Sistematização das atividades agrícolas do assentamento Menino Jesus

Ruggeri Mikahaknem Mariano Santos, Renata de Araujo Silva, Maria Lúcia de Sousa Moreira

Resumo


As famílias residentes em assentamentos rurais praticam diversos tipos de atividades que potencializam suas produções, sejam estas realizadas através de projetos governamentais ou não governamentais e também oriundas de iniciativas dos próprios agricultores. Este trabalho objetiva relatar as diversas atividades desenvolvidas no assentamento Menino Jesus, localizado na cidade de Cascavel – CE, apesar das dificuldades decorrentes da descontinuidade da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os dados para este artigo foram coletados em uma aula de campo da Universidade Federal do Ceará em janeiro de 2017, na qual foi possível visitar a propriedade, conhecendo a realidade do assentamento com o acompanhamento de um técnico agropecuário e obter informações a partir dos relatos dos assentados. Pudemos observar o modelo de produção agrícola  denominado quintal produtivo implantado por muitas famílias, mesmo sem o financiamento de projetos, assim como o biodigestor – tecnologia que utiliza as fezes do gado para a obtenção de gás metano utilizado para cozinhar; visitamos ainda a casa de costura e a casa de sementes. Todos estes têm o importante papel de potencializar a produção agrícola e/ou gerar renda extra, contribuindo diretamente na economia das famílias beneficiadas.


Texto completo:

Arquivo Completo

Referências


CARNEIRO, Maria Gerlândia Rabelo et al. Quintais Produtivos: contribuição à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável local na perspectiva da agricultura familiar. Rev. Bras. de Agroecologia. v. 8, n. 2, p. 135-147, 2013. Disponível em: Acesso em: 29 jan. 2017.

AFONSO, Maíra Gnoatto. Vantagens e desvantagens ecológicas da meliponicultura para a conservação da biodiversidade. Monografia- Ciências Biológicas, Curitiba,2012.

BEVILAQUA, G.A.P.; SILVA, S.D.A.; ANTUNES, I.F. et al. Bancos de sementes de cultivares crioulas e tradicionais da agricultura familiar de clima temperado. Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2007. Disponível em: Acesso em: 04 fev. 2017.

LIMA, Lia; VALENTIM, Thiago. Sementes crioulas, 2012. Disponível em: Acesso em: 04 fev. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Ruggeri Mikahaknem Mariano Santos, Renata de Araujo Silva, Maria Lúcia de Sousa Moreira