Quintais produtivos e resiliência alimentar nos espaços da reforma agrária

Fabiano Leite Gomes

Resumo


Objetivou-se estudar os quintais produtivos e a relação com a segurança alimentar na perspectiva do desenho do agroecossistema pela família camponesa. Os quintais são espaços adjacentes aos domicílios rurais aonde as mesmas buscam sincronizar e expressar sentimentos e desejos de conforto ambiental, além de espaços da oferta de alimentos, paisagismos, estoque de material genético de origem vegetal e animal, com o alicerce do príncipio da agrobiodiversidade, qual  consistem da combinação de espécies agrícolas, medicinais, ornamentais e florestais, às vezes, integrado a criação de animais. O Estudo foi no desenvolvido no Assentamento São José, município de Penedo-AL. Utilizou metodologia de Análise Diagnóstico Participativo, durante o estágio do Programa de Pós de Graduação em Residência Agrária em Extensão Rural, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os quintais apresentam variação quanto ao uso, predominando espécies frutíferas (manga, acerola, abacate, goiaba, graviola), ervas medicinais e hortaliças (coentro, cebolinha de palha, cenoura, beterraba, tomate e pimentão). A função assumida pelo quintal é a assegurar a diversidade e a segurança alimentar as famílias, como também a geração de renda.

 


Texto completo:

Arquivo Completo

Referências


CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília-DF: MDA/SAF/DATER-IICA,2004.

CARNEIRO, M. G. R; CAMURÇA, A. M.; ESMERALDO, G. G. S. L.; SOUSA, N. R. de. Quintais Produtivos: contribuição à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável local na perspectiva da agricultura familiar (O caso do Assentamento Alegre, município de Quixeramobim/CE). Agroecologia, 8 (2): 2013. p. 135-147.

THEODORO, S. H.; DUARTE, L. G.; ROCHA, E. L. Incorporação dos princípios

GOMES, F. C.; COUTINHO, E. F.; GOMES, G. C.; MACHADO, N. P.; NOREMBERG, M. N. Quintais orgânicos de frutas: contribuição para a Segurança Alimentar em áreas rurais, indígenas e urbanas. Agroecologia, v. 2, n. 1, fev. 2007.

OKLAY, E. Quintais Domésticos: uma responsabilidade cultural. Agriculturas, v. 1, n.1, p. 37-39, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Fabiano Leite Gomes