Residência Agrária Jovem: Agroecologia e Educomunicação: Uma experiência com a juventude camponesa de Pernambuco.

Katson Fernandes Fernandes Fernandes, Claudio Ubiratan Gonçalves

Resumo


O cenário atual do campo Brasileiro esta marcado pelo avanço destrutivo do capital sobre o território, que se reproduz nas mais diversas formas, sendo uma delas o agronegócio. No entanto, tal circunstância tem encontrado resistência por parte dos camponeses que identificam neste avanço uma ameaça a suas terras, águas e ar, assim como ao seu modo de vida e produção. Neste sentido à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) com apoio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), desenvolveram uma ação pedagógica crítica frente a este processo que foi o curso Residência Agrária Jovem: Agroecologia e Educomunicação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é o de apresentar esta experiência enquanto processo formativo da juventude camponesa. Partindo da metodologia de uma pesquisa participativa e da pedagogia da alternância. Nos aproximamos de algumas conclusões parciais, as quais nos leva a mencionar que este projeto tem contribuído de forma positiva na construção de um jeito de ser no e para o campo, pautado nos princípios da agroecologia.


Texto completo:

Arquivo Completo

Referências


ALTIERI, Miguel Ángel. Agroecologia: princípios e estratégias para a agricultura sustentável na América Latina do século XXI.

ARROYO, M.G; CALDART, R. S; MOLINA, C. M. Por uma educação do Campo. Vozes, Petrópoles, RJ. 5 ed. 2011.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? Brasiliense. São Paulo, 2007.

BRASIL, Presidência da República. Secretaria Nacional de Juventude. Reflexões sobre a Política Nacional de Juventude, 2003-2010. Conselho Nacional de Juventude. Brasília: SNJ, 2011.

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas S.A, São Paulo, 6 ed. 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. Cortez, São Paulo, 23 ed, 2007.

STÉDILE, João Pedro. A questão Agrária no Brasil. O debate na esquerda: 1960-1980. Expressão Popular. São Paulo, SP, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Katson Fernandes Fernandes Fernandes, Claudio Ubiratan Gonçalves