Sistematização das experiências agroecológicas e agroindustriais nos assentamentos rurais da Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco

Claudemir Martins Cosme, Edla Silva Marciano, Izabela Mota Monteiro

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais experiências agroecológicas e agroindustriais desenvolvidas pelo campesinato assentado nos assentamentos rurais da Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco. Trata se de uma pesquisa em andamento, desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica (Pibic) no Instituto Federal de Alagoas, Câmpus Piranhas. Metodologicamente está amparada em pesquisa bibliográfica, busca por reportagens na internet, visita a órgãos e empresas prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural as famílias assentadas, diálogo com os movimentos e organizações sociais do campo, visitas de campo aos assentamentos rurais e entrevistas com roteiros semiestruturados com os/as assentados (as). Resultados parciais apontam: a) a presença maior das experiências agroecológicas em detrimento das experiências agroindustriais; b) a necessidade de sistematização e visibilização dessas experiências e c) a importância da agroecologia e da agroindústria para a sustentabilidade dos assentamentos rurais.

Texto completo:

Arquivo Completo

Referências


C. M., Cosme. A expulsão de camponeses assentados como uma das faces da contrarreforma agrária no Brasil: um estudo da evasão nos assentamentos rurais do Ceará. 292p. Dissertação (Mestrado em Geografia), UFPB, João Pessoa, 2015.

E. Leff. Agroecologia e Saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2002. Disponível em< http://taquari.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano3_n1/revista_agroecologia_ano3_num1_parte08_artigo.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2017.

Incra. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Projetos de Reforma Agrária conforme fases de implementação: período de criação do projeto: 01/01/1970 até 06/03/2017. Maceió, 2017. CD-ROM.

P. I. Christoffoli. Agroindústria. In. R. S. Caldart et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2017, pp. 74-81.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Claudemir Martins Cosme, Edla Silva Marciano, Izabela Mota Monteiro