ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA E O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: EXPERIÊNCIA NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES II EM CLÁUDIA – MT

Valdeir dos Santos Souza, Fernanda Silva Lima, Rubem José de Menezes, Rafaella Teles Arantes Felipe, Roberto Carlos Beber

Resumo


O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) tem por finalidade aproximar o conhecimento científico do popular, discutindo o papel da universidade nas comunidades rurais, além de promover a construção do conhecimento e o olhar crítico dos participantes pela multidisciplinaridade a partir da complexidade do cotidiano dos produtores e as problemáticas encontradas em suas propriedades. O EIV foi realizado no Assentamento Zumbi dos Palmares II, idealizadoerealizadoporestudantesdegraduaçãodaUFMT–Sinop,afimdelevaraosparticipantesadiscussãodeuma agriculturaalternativapararegiãoNortedoMatoGrosso.Oestágiosedeuemtrêsetapas(preparação,vivênciaerelato), sendo, a discussão dos conhecimentos teóricos, práticos e socioculturais importantes para a abordagem com os produtores; vivência na realidade rural do assentamento e por fim, feita a troca de saberes entre todos os envolvidos. Dessa forma buscou-se desenvolver uma reflexão crítica sobre temas como a realidade agrária eagroecologia.


Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, A.; SILVA, J.; SANTOS,

D. Estágio Interdisciplinar de Vivência em Comunidades Rurais e Assentamentos da Reforma Agrária no Estado Da Paraíba. X Encontro de Extensão. Universidade Federal da Paraíba – UFPB, p. 5, 2010.

FEAB, Estágio Interdisciplinar de Vivência – EIV (2011). Disponível em: http://www.eiv.libertar.org/cartilha-do- eiv-2011/ Acessado em; 28 de Abril 2017.

MENGEL, A. A.; PRADO, L. R.; DE BEARZI, I. DALBIANCO, V. P.; BRITO, A. N. S.; FROEHLICH, J. M.

Estágios interdisciplinares de vivência (eiv’s): contribuição à mudança de paradigma na agricultura. Rev. Brasileira de Agroecologia, v. 2, n. 3, p. 232-236, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Valdeir dos Santos Souza