UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DE AGRÁRIAS A RESPEITO DO ENSINO AGROECOLÓGICO NO IFPA – CAMPUS DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PARÁ.

Westefann Santos Sousa, Camila Rosa da Silva Takada

Resumo


Nas universidades tem sido expressivo o crescimento dos cursos para a formação de especialistas ambientais, isso porque a preocupação com a preservação dos recursos naturais tem sido muito destacada nos últimos tempos, a produção agrícola tem sido ancorada pelos princípios da agroecologia, e o ambiente escolar se torna um espaço privilegiado para despertar, nos alunos e futuros profissionais do campo, a importância da agricultura sustentável. O estudo da compreensão dos alunos acerca do ensino agroecológico, fundamentado no desenvolvimento sustentável, é de extrema importância para que possa ser compreendido melhor as inter-relações entre a qualidade de ensino ofertada e seu contexto no que diz respeito agroecologia. Este trabalho se objetiva na busca/compreensão do entendimento de alunos dos cursos da área de Agrárias, acerca do âmbito agroecológico. Na perspectiva do nível de entendimento destes, a respeito do assunto agroecológico, nos diferentes graus de formação. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus de Conceição do Araguaia, localizado na mesorregião do Sudeste Paraense. Está pesquisa faz parte da disciplina de Gestão de Recursos Naturais, ministrada para o curso de Agronomia. A pesquisa se classifica como descritiva, que tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno. São inúmeros os estudos que podem ser classificados como pesquisa descritiva, sendo uma das características mais significativas à utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como questionário e a observação sistemática. O objeto da pesquisa não foi descrever os indivíduos envolvidos, mas obter um perfil estatístico da percepção destes sobre o ensino da agroecologia. A população alvo foi constituída por estudantes do ensino Técnico em Agropecuária Integrado (TAI), Técnico em Agropecuária Subsequente (TAS) e Bacharelado em Agronomia (BA). Foi observado que embora a minoria dos estudantes desconhecesse algumas práticas ou conceitos agroecológicos, grande parte já possuíam a percepção do que é a Agroecologia e a produção sustentável, e sua importância, tanto no ensino como a relevância para a vida destes após o término do curso. No entanto, percebe-se a carência, ainda que seja em uma pequena quantidade da população, de uma melhor didática destes assuntos, visando a abrangência do conhecimento destes alunos, não somente através da teoria, mas também na prática, que é fundamental para um aprendizado mais elucidativo e conciso. Desta forma, faz-se necessário a continuidade de abordagens envolvendo os conceitos da agroecologia, e todas as vertentes ligadas a ela, visando assim, aprimorar os conhecimentos daqueles que já o possuem e instigar daqueles que, por algum motivo, não veem a Agroecologia como uma ferramenta de mudança para o município, pois a escola é o principal núcleo de difusão do conhecimento.


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