A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: ENFOQUE NO ASSENTAMENTO MARINGÁ, ARAGUATINS-TO

joão pedro da luz milhomem

Resumo


A assistência é de grande importância ao homem do campo, proporciona aos agricultores melhores condições de vida, facilita o acesso as políticas públicas e dá a oportunidade de trabalhar com as novas tecnologias da agricultura. A carência de assistência recebida pelos assentados é um dos grandes empecilhos na produção agrícola, com a ausência da mesma, podendo declinar a estrutura financeira e social das famílias do assentamento Maringá. Este trabalho tem por finalidade de mostrar a importância da influência da assistência técnica na agriculta familiar, e apresentar o contexto da falta de assistência técnica e melhorias que podem ser feitas e apresentando a sua contribuição como meio para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar gerando fonte de renda e desenvolvimento regional e apontar os problemas enfrentados que impede o desenvolvimento da atividade agrícola e não agrícola no assentamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, R. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. In Anais do Seminário Reforma Agrária e Desenvolvimento Sustentável, Brasília: Paralelo 15/NEAD/MDA, 2001.

BRASIL/MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília: MDA/SAF/Dater, 2004.

IDAM, A importância da Extensão Rural no Brasil, 2018. Disponível em: < http://www.idam.am.gov.br/ibge-destaca-a-importancia-da-extensao-rural-no-brasil/>. Acesso em: 17 fevereiro 2018.

LIMA, Dalmò M de Albuquerque e WILKINSON, John (orgs). Inovação nas tradições da agricultura familiar. Brasília: CNPq/Paralelo 15, 2002.

SOUZA, I. F. Análise do distanciamento entre a escola agrotécnica federal de araguatins e os assentamentos do bico do papagaio. DISSERTAÇÃO, Seropédica, RJ Abril/2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 joão pedro da luz milhomem