Implementação de um sistema agroflorestal em uma Unidade de Produção Agrícola familiar no município de Conceição do Araguaia-PA

Jhaime rafael Bento Medrade

Resumo


Esse trabalho é resultado de um projeto de extensão do IFPA, Campus Conceição do Araguaia-PA, foi realizado entre os meses de julho de 2017 a fevereiro de 2018. O objetivo foi desenvolver um Sistema Agroflorestal (SAF) em uma Unidade de Produção Agrícola Familiar para a recuperação de áreas degradadas. Os Sistemas Agroflorestais se apresentam como alternativa de preservação ambiental, servindo como base para uma produção ecológica de produtos alimentícios de origem animal e vegetal, potencializando as espécies nativas consorciadas com as culturas convencionais. O trabalho está sendo desenvolvido em uma propriedade familiar localizada a 22 km da cidade, assentamento Marreca. Os resultados obtidos foram realização de um minicurso de agricultura sintrópica, através da parceria entre o NARA (Núcleo de Agroecologia do Rio Araguaia) e a Rede Cabana de Agroecologia e Permacultura, para a implantação do sistema que se caracteriza pelo melhoramento do solo através da forragem orgânica e uma grande diversidade de culturas em um mesmo espaço.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, P. E. R. Espécies arbóreas de usos múltiplos na região sul do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE ECOSSISTEMAS AGROFLORESTAIS, I.,1994, Porto Velho. Anais..., Colombo: Embrapa-CNPF, 1994. P.289-320. (Documentos, 27).

MONTAGNINI, F. ANO 1992,

Sistemas Agroflorestales: principios y aplicacionesenlos trópicos. San Jose, Costa Rica.

ALMEIDA, C. M. V. C. de; MÜLLER, M. W: SENA - GOMES, A. R. e MATOS, P. G. G..2002.Pesquisa em Sistemas Agroflorestais e Agricultura Sustentável: Manejo do Sistema. Workshop Latino-americano sobre Pesquisa de Cacau, Ilhéus, Bahia, 22 – 24 de outubro de 2002. Anais com resumo expandido (CD-ROM).

Censo agropecuário 2006, Conceição do Araguaia – PÁ, Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=150270&idtema=3&search=para%7Cconceicao-do-araguaia%7Ccenso-agropecuario-2006. Acesso em: 20 jan. 2018.

FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Entrevista do diretor do departamento Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente em 2012. Disponível em

ANVISA. Programa de análise de resíduos sólidos de agrotóxicos em Alimentos: Relatório das análises das amostras monitoradas no período de 2013 a 2015. Brasília, 25 de novembro de 2016.

CPT. Diversificando, produzindo e resistindo: experiências de agricultura familiar sustentável no Sul do Pará. Gráfica Xinguara, Xinguara-PA, 2010.

Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis, Cooperafloresta, 2016. Disponível em: www.cooperafloresta.com.br


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Jhaime rafael Bento Medrade