PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE AS CONDIÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EM FEIRA LIVRE DE SÃO LUÍS – MA.

Cassiana Izabel Costa

Resumo


 Feira é um local que as pessoas expõem e vendem mercadorias e se localizam em áreas abertos. Com a mudança nos hábitos dos consumidores, principalmente na busca de garantir a sua segurança alimentar, os locais dos feirantes se tornaram legalizados e dotados de normas a se cumprir. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos consumidores sobre as condições higiênico-sanitárias da comercialização de hortaliças e frutas na feira da Cidade Operária em São Luís - MA, bem como analisar a satisfação sobre a qualidade dos produtos oferecidos, infraestrutura da feira. A coleta de dados primários foi realizada por meio de aplicação de questionários semiestruturados, com perguntas fechadas e abertas. Houve conversa com os consumidores e feirantes a fim de aprimorar as informações sobre os aspectos de higiene, exposição e qualidade das frutas e hortaliças comercializadas na feira. De acordo com a avaliação, notou-se do ponto de vista do consumidor a insatisfação quanto à estrutura física, condições sanitárias, organização e qualidade dos produtos.

Palavras-chave:  Comercialização; Consumidor; Feira; Organização; Qualidade.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, N. L. Análise da dinâmica ocupacional da feira da Cidade Operária. 2005. Monografia. Trabalho de Conclusão do Curso de Geografia - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2005.

COELHO, A. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira MARTINS, V.A.; MARGARIDO, M.A.; BUENO, C.R.F. Alteração no perfil de compra de frutas, legumes e verduras nos supermercados e feiras livres na cidade de São Paulo. Informações Econômicas, São Paulo, v.37, n.2, p.1-8, 2007. paulista e a transformação dos seus meios de vida. 11.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. 2009.

GODOY, Wilson Itamar; ANJOS, Flávio Sacco dos. A importância das feiras livres ecológicas: um espaço de trocas e saberes da economia local. Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007.

HOFFMANN, R.; SERRANO, O.; MARZABAL NEVES, E.; MENDES THAME, A. C. de; ENGLER, J. J. de C. Administração da Empresa Agrícola, São Paulo, 1987.

LIMA, B. L. Um olhar sobre as feiras de São Luís: uma visão a partir do contexto sócio econômico da Feira da Cidade Operária. 2014. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, Vitória, ES.

VIEIRA, R. Dinâmicas da feira livre do município de Taperoá. 2004. Monografia. (Trabalho de conclusão do Curso de Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2004.

CAZANE, A.L. et al. Análise do consumo de Frutas em Tupã-SP. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2008. Anais... Vitória-ES: Incaper, outubro de 2008.

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing (12ª Ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

SILVEIRA, V. C. Avaliação Da Importância Das Feiras Livres E A Forma De Comercialização Adotada Pelos Feirantes Na Cidade De Nova Andradina – Ms – I Encontro Internacional de Gestão e Desenvolvimento e Inovação, Naviraí – MS.

MARTINS, V.A.; MARGARIDO, M.A.; BUENO, C.R.F. Alteração no perfil de compra de frutas, legumes e verduras nos supermercados e feiras livres na cidade de São Paulo. Informações Econômicas, São Paulo, v.37, n.2, p.1-8, 2007.

LIMA, A.C.T.; VANZO, F.M.; LIMA, J. O comportamento do consumidor nas feiras livres da cidade de Marília, 2007. Trabalho de Conclusão – Centro Universitário Eurìpides de Marília, Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Cassiana Izabel Costa