Os Desafios dos Assentamentos Rurais em Face ao Desenvolvimento Local: um Estudo de Caso, no Município de Araguatins-Tocantins

daiana lima andrade

Resumo


RESUMO - A estabilidade e a continuidade das pequenas propriedades no Brasil, especialmente na Agricultura Familiar, dentro dos assentamentos rurais, não são apenas um desafio, mas a sobrevivência do campo como história de desenvolvimento rural e social e, também, a produção local de alimentos de uma sociedade. A pesquisa objetivou avaliar as características demográfica e socioeconômica dos pequenos agricultores dos Projetos de Assentamentos (PAs), localizado no município de Araguatins, no Tocantins. A metodologia utilizada neste estudo está baseada em um estudo de caso, com coleta de dados por meio da aplicação de questionários aos assentados visitados, totalizando 20 propriedades. Os principais resultados mostram nível de escolaridade baixo, a carência de assistência técnica rural aos assentados são fatores de descaso pelos órgãos competentes e a ausência de cooperação dos produtores desestimula as organizações coletivas no assentamento.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para formulação da política nacional da agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais. Presidência da República. Brasília/DF, 2006. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 18.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo,quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAL SOGLIO, F.; KUBO, R. R. (orgs) Agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRG, 2009.

LOURENZANI, W. L.; PINTO, L. B.; CARVALHO, E. C. A.; CARMO, S. M. A qualificação em gestão da agricultura familiar: a experiência da Alta Paulista. Revista Ciência em Extensão da UNESP. São Paulo, v.4, n.1., p. 62-76, 2008.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32,1999.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 daiana lima andrade