Pescador Sem Peixe: Memórias dos pescadores da cidade de São Rafael/RN

Juce Hermes Soares Lima

Resumo


Diante dos problemas encontrados com a falta de água em São Rafael-RN, este estudo tem como objetivo observar as alternativas de renda utilizadas pelos pescadores, caso não consigam se sustentar apenas com a pesca. Que programas o governo oferece para estes. Assim, um mapeamento foi realizado, na velha São Rafael, para que pudéssemos entender como era aquela cidade, onde ficavam as ruas; entender o que as pessoas sentiam; tentar reconstruir como eram no passado; e ver como estão agora que as águas a desnudou. Com o uso de uma entrevista semiaberta, procurou-se examinar os meios que os pescadores utilizavam para sobreviver, já que a barragem não dava mais peixe. Como resultado, eles disseram que faziam "bicos", trabalharam em empresas, pedreiros, o que fosse possível para ajudar com a renda, já que a pesca não era mais suficiente. É comum quando os maridos saiam para trabalhar fora, as mulheres além de cuidar da casa, também pescam para conseguir um extra. Conclui-se que a falta de governo no dia-a-dia dessas famílias, deixa-as muito limitadas e insatisfeitas em relação ao apoio das políticas públicas. Tendo que deixar suas vidas de pescadores, e entrarem em outro ramo.

Texto completo:

PDF

Referências


SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Escafandristas do tempo: narrativas de vida e regeneração da memória em São Rafael-RN. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. 237 p.

MELLO, Marco Antonio da Silva; VOGEL, Arno. SISTEMAS CONSTRUÍDOS E MEMÓRIA SOCIAL:. Revista de Arqueologia, Belém, v. 2, n. 2, p.46-50, dez. 1984.

OLIVEIRA, V., MARTINS, M., e VASCONCELOS, A. Entrevistas “em profundidade” na pesquisa qualitativa em administração: pistas teóricas e metodológicas. In: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais [en línea] 2012, vol 15, p. 1-12. São Paulo, Brasil. FGV; EAESP. 2012. [Disponível em]: http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2012/artigos/E2012_T00259_PCN02976.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Juce Hermes Soares Lima