PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE BURITI DO TOCANTINS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

José Felipe Tavares de Almeida, Amanda Pereira Caldas, Karleane Tavares de Almeida, Vanice Conceição Nascimento, José Ayrton Mendonça Vasconcelos

Resumo


A educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos por isso, este trabalho visa  analisar  a percepção dos alunos das escolas estaduais do município de Buriti do Tocantins – TO, localizado no extremo norte do estado de Tocantins, sobre a temática educação ambiental, e também avaliar a importância que os estudantes atribuem à esse assunto nas escolas. Foram entrevistados 30 alunos das turmas do sexto ano e 38 alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Vicente Carlos de Sousa; e 32 alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Buriti, totalizando 100 alunos entrevistados. Os questionários continham 10 questões objetivas e foram  entregue aos alunos pelos professores das unidades educacionais citadas nos dias 18 e 19 de setembro de 2017. O primeiro resultado analisado foi o nível de entendimento dos alunos sobre a educação ambiental. Dentre os 100 alunos participantes desta pesquisa, 11% deles disseram que não entendem nada sobre o tema, 13% entendem “muito” sobre o tema, 38% entendem de maneira mediana e 38% pouco entendem sobre o que é educação ambiental e sua função. Mostrando  que estas escolas públicas não estão ensinando educação ambiental e agrícola para os alunos, ou estão ensinando, mas os aluno não estão dando seu devido valor. A educação ambiental deve ser conhecida, depois debatida em sala de aula e por último colocada em prática, principalmente na questão de uso do lixo escolar e na conservação dos bens da escola, mostrando ao aluno de onde vem cada material e a importância de conservar e reciclar aquele produto.


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