IDENTIFICAÇÃO DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DO AGROECÓLOGO

Dayane de Jesus Santos

Resumo


A presente experiência resultou do desenvolvimento das ações de empoderamento e pertencimento de estudantes, agroecólogos e professores através do Colegiado de Curso e do CAAP – Centro Acadêmico de Agroecologia Ana Primavesi, a partir da organização do I Encontro de Formação do Agroecólogo e Mobilização Social, realizado nos dias 27 e 28 de março de 2018, no IFS - Campus São Cristóvão, a fim de identificar fragilidades e potencialidades na formação, atuação e inserção do profissional no mercado de trabalho, assim como propor estratégias organizacionais e de mobilização social como forma de fortalecimento do curso e da categorias. A sistematização dos debates, mesas redondas e GT's – Grupos de Trabalho, possibilitou a identificação de possíveis soluções para os problemas locais e o planejamento coletivo das futuras ações de valorização do curso, controle da evasão escolar e busca de espaços de direito junto ao Poder Público e Privado.


Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, Adriana Maria de; ASSIS, Renato Linhares de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura sustentável. 1. ed. Brasília: Embrapa. 2009.

LIMA, Juliana Schober Gonçalves. Segurança alimentar e nutricional: sistemas agroecológicos são a mudança que a intensificação ecológica não alcança. 2017. Cienc. Cult. Vol.69. no. 2. São Paulo. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v69n2/v69n2a15.pdf >. Acesso em: 05 de abril de 2018.

DALMORA, Eliane; NASCIMENTO, Irineia Rosa. Bases metodológicas para a formação de profissionais em agroecologia no contexto do instituto federal de Sergipe. I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia. Recife. 2013. Disponível em: < https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/bitstream/123456789/176/ /Dalmora%20e%20Nascimento.Bases%20metodologicas.pdf >. Acesso em: 06 de abril de 2018.

MASSUKADO, Luciana Miyoko; BALLA, João Vitor. Panorama dos cursos e da pesquisa em agroecologia no Brasil. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. p. 1-5, 2016. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/308969598_REVISTA_ELETRONICA_DE_JORNALISMO_CIENTIFICO_Artigo_Panorama_dos_cursos_e_da_pesquisa_em_agroecologia_no_Brasil >. Acesso em: 06 de abril de 2018.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Resolução: nº 28/2016/CS. Disponível em: < http://www.ifs.edu.br/proen/images/Documentos/Documentos_Internos/CS_28_2016_-_Aprova_Ad_Referendum_o_Plano_Estrat%C3%A9gico_para_Perman%C3%AAncia_e_%C3%8Axito_dos_Estudantes_do_IFS.pdf >. Acesso em: 06 de abril de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Dayane de Jesus Santos