PRESENÇA DE ECTOPARASITAS EM VACAS LACTANTES CRIADAS EM SISTEMA EXTENSIVO

Mônica Alixandrina Santos, Rayanne Leandro Santana

Resumo


A produção leiteira ainda é um grande gargalo no agronegócio, devido a seu alto custo com insumos e manejo do sistema produtivo. Visando conhecer o perfil das vacas lactantes em pós-parto, no setor de bovinocultura do Campus São Cristóvão, que tem uma história secular na criação destes animais, este estudo objetivou uma caracterização das vacas lactantes na época seca do ano, afim de observar a resposta destes animais a incidência de carrapatos. Analisou-se as vacas no período da manhã, após a ordenha, onde observou-se o número de carrapatos, escore corporal, raça e peso corporal. Das nove matrizes analisadas, apenas a raça gir não apresentou carrapatos, e teve um alto escore corporal, o que lhe garantiu uma maior resistência a incidência deste ectoparasita. As demais matrizes apresentaram um escore médio para as condições nutricionais em que estavam submetidas. Este estudo observou que no setor de bovinocultura, se faz necessário um manejo profilático mais eficiente, adotando-se técnicas como a homeopatia ou fitoterapia, visando o combate desses ectoparasitas, bem como, uma adoção de programa nutricional com melhorias na pastagem para estes animais.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, B.A; MAGALHÃES, C.J; DUAYER, E; MACHADO, S.H.M; SILVA, D.A. Variação da medida torácica obtida com a fita métrica tradicional com fator de correção e com a fita de pesagem para bovinos. Acta Biomédica Brasiliensia. v.6, n.2, p. 42-48, 2015.

BRANDÃO, F.T; FERREIRA JUNIOR, J.C; BRICHI, L.O; MIRANDA, I.T.P. Exportação da carne bovina nacional: Os desafios que o setor enfrentará nos próximos anos frente as novas exigências do mercado internacional. Revista de ciências Empresariais. v.4, n.2, p.7-14. 2007.

MERCADANTE, M.E.Z; RAZOOK, A.G; VASCONCELOS, J.A.S; FIGUEIREDO, L.A. Escore de condição corporal de vacas da raça Nelore e suas relações com características de tamanho e reprodução. Revista Bioline. Pag. 143-147. 2007.

RENNO, F.P; PEREIRA, J.C; SANTOS, A.D.F; ALVES, N.G; TORRES, C.A.A; RENNÓ, L.A; BALBINOT, P.Z. Efeito da condição corporal ao parto sobre a produção e composição do leite, a curva de lactação e a mobilização de reservas corporais em vacas da raça Holandesa. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. V.58, n.2, p.220-233. 2006.

SIGNORETTI, R.D; VERÍSSIMO, C.J; SOUZA, F.H.M; OLIVEIRA, E.M; DIB, V. Aspectos produtivos e sanitários de vacas mestiças leiteiras tratadas com produtos homeopáticos. Arquivo Instituto de Biologia. V.77, n.4, p.625-633, 2010.

SILVA, T.P.P. MOREIRA, J.C. PERES, F. Serão os carrapaticidas agrotóxicos? Implicações na saúde e na percepção de riscos de trabalhadores na pecuária leiteira. Ciência e Saúde coletiva. v.17, n.2, p.311-325. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Mônica Alixandrina Santos, Rayanne Leandro Santana