Produções radiofônicas e audiovisuais no ensino de Extensão Rural

Clayton dos Santos Silva, Romário Guimarães Verçosa de Araújo, Jessé Rafael Bento de Lima, Gessyca Thays dos Santos Silva, Aleska Batista da Silva, Luciana Vanessa Anselmo Sampaio, Luiggi Canário Cabral e Sousa, Matus da Silva Nascimento, Larisse Araújo de Abreu, Jakes Halan de Queiroz Costa

Resumo


Com o ingresso na Universidade, cria-se a expectativa de pôr a mão na massa logo nos primeiros semestres de curso. Todavia, essa “teoria” idealizada costuma não ser a realidade encontrada nas Instituições de Ensino Superior do país. Diante do exposto, objetiva-se através deste trabalho, relatar a experiência de estudantes na produção e execução de um programa de TV destinado a produtores rurais do Estado de Alagoas. Para tal, realizaram-se pesquisas e levantamentos bibliográficos iniciais para a compreensão do perfil da agricultura familiar do Estado, para direcionar o perfil do programa e facilitar o planejamento das atividades. Conseguinte, o programa intitulado “Prosa na roça” contou com sete quadros que buscaram atrair a atenção dos agricultores familiares para temáticas cotidianas que muitas vezes passam despercebidas em seu dia a dia como economia, assistência técnica e extensão rural, manejo sustentável de recursos naturais, dentre outras. Como resposta da ação, observou-se o engajamento dos estudantes e a transformação de pensamentos e atitudes, proporcionando uma melhor compreensão do agro e seus agentes, sendo o produto final divulgado e adotado como material didático durante a disciplina de Extensão Rural dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave


Comunicação Rural; Meios de Comunicação; Rádio, Televisão; Ferramentas Pedagógicas

Texto completo:

PDF

Referências


HUET, I.; PACHECO, O. R.; TAVARES, J.; WEIR, G. New Challenges in Teaching Introductory Programming Courses: a Case Study. 34th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, Session T2H, October, 20- 23, 2004.

PIMENTA, S.G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? Caderno Pesquisa, São Paulo, n. 94, p.58-73, ago. 1995.

SOUZA, C. B. O.; LOBATO, J. F. P. A Relação Teoria e Prática no Ensino Superior, Salão de Ensino (8.: 2012 out 1-5: UFRGS, Porto Alegre, RS), 2012.

VAZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1968.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Clayton dos Santos Silva, Romário Guimarães Verçosa de Araújo, Jessé Rafael Bento de Lima, Gessyca Thays dos Santos Silv dos Santos Silva, Aleska Batista da Silva, Luciana Vanessa Anselmo Sampaio, Luiggi Canário Cabral e Sousa, Matus da Silva Nascimento, Larisse Araújo de Abreu, Jakes Halan de Queiroz Costa