Pavimento permeável: Funcionalidade e aplicabilidade em rede de drenagem

Josemildo Verçosa de Araújo Júnior, Matheus Bruno da Silva, Romário Guimarães Verçosa de Araújo, Flávio Ruan dos Santos Rocha Nascimento, Lucas de Souza Araújo, Suellen Viviane Gonçalves de Carvalho, Renilda Correia de Oliveira, Larisse Araújo de Abreu, Gessyca Thays dos Santos Silva

Resumo


O crescimento contínuo da urbanização tem causado um impacto significativo nas grandes cidades, pois com aumento populacional há também a maior demanda de novas vias, ruas e moradias. A desatenção no planejamento urbanístico acarretou em áreas com mal uso de drenagem e até sua ausência, causando inundações pelas precipitações, porém a dificuldade na recuperação da qualidade de drenagem. Uma solução viável é o uso de pavimento de concreto permeável, onde visa o acréscimo de infiltração e o retardo do escoamento pela alta porosidade deste concreto, aliviando consideravelmente as redes de drenagem urbanas. O presente trabalho consiste em avaliar os dados de uma mesma proporção de cimento/agregado e diferentes fatores água/cimento, sendo analisados fatores água/cimento de 0.24, 0.26, 0.28 e 0.30, sendo estudado sua resistência à compressão, absorção por imersão e índices de vazios, executados “in loco” e em laboratório para saber sua eficiência e segurança. Nesta pesquisa, o pavimento permeável obteve uma maior resistência à compressão quando utilizado um fator a/c de 0.30, resistindo a 8,81 Mpa, adquirindo resultados satisfatório em todos os ensaios. O estudo também contou com análise de custo, onde foi comparado o custo do pavimento permeável com o de pavimento intertravado com a verificação do tempo de execução, demonstrando sua funcionalidade para solução de engenharia em infraestrutura de forma simplista.

Texto completo:

PDF

Referências


ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland. Sistemas construtivos de pavimentos permeáveis. Disponível em: Acesso em: 13 de novembro de 2018.

AZAÑEDO, W. H. M.; HELARD, C. H.; MUÑOZ, R. G. V. Diseño de mezcla de concreto poroso con agregados de la cantera La Victoria, cemento pórtland tipo i con adición de tiras de plástico, y su aplicación en pavimentos rígidos, en la Ciudad de Cajamarca, Universidade Nacional de Cajarmarca, 2007.

ESTEVES, R. L. Quantificação das superfícies Impermeáveis em Áreas Urbanas por Meio de Sensoriamento Remoto. 2006, 120p. Dissertação (Mestrado em Engenharia), Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

FERGUSON, B. K. Porous pavements. 1ª ed. Boca Raton: CRC Press, 2005.

NBR NM 67 – Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro, 1998.

NBR 5738 – Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova. Rio de Janeiro, 2003.

NBR 5739 – Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2007.

NBR 9778 – Argamassa e concreto endurecido – Determinação da absorção de água por imersão – Índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro, 1987.

NBR 9779 – Argamassa e concreto endurecidos – Determinação da absorção de água por capilaridade. Rio de Janeiro, 1995.

NBR 9781 – Peças de concreto para pavimentação. Rio de Janeiro, 2013.

NBR 13292 – Determinação do coeficiente de solos granulares à carga constante. Rio de Janeiro, 1995.

NBR 16416 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos. Rio de Janeiro -RJ. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Josemildo Verçosa de Araújo Júnior, Matheus Bruno da Silva, Romário Guimarães Verçosa de Araújo, Flávio Ruan dos Santos Rocha Nascimento, Lucas de Souza Araújo, Suellen Viviane Gonçalves de Carvalho, Renilda Correia de Oliveira, Larisse Araújo de Abreu, Gessyca Thays dos Santos Silva