Crescimento e Desenvolvimento de Tiririca (Cyperus Rotundus Linnaeus) em diferentes substratos

Gino Francisco De Lima Neto, Danilo César Oliveira De Cerqueira, Ariele Francisco Batista Da Silva, Paola Mirelly De Oliveira, José Pedro Da Silva, Izabel Vieira De Souza, Nelson Vieira Da Silva

Resumo


Cyperus rotundus é uma espécie de planta infestante popularmente conhecida por Tiririca. Os tubérculos subterrâneos produzidos pela Tiririca contaminam o solo e/ou o substrato onde essas plantas são encontradas. O objetivo desse trabalho foi avaliar como a Tiririca se desenvolve em três substratos diferentes: Areia, Terra Preta e Torta de Filtro e assim determinar em qual deles surge maior potencial de contaminação por tubérculos. A torta de filtro apresentou maior potencial de facilitar uma disseminação de Cyperus rotundus em comparação com a areia e com a terra preta. Como  a torta de filtro é muito utilizada tanto como composto orgânico como também substrato em lavouras, hortas e jardins, uma contaminação desse material por tubérculos subterrâneos de Tiririca poderá resultar em desastrosa disseminação dessa planta daninha. Uma sugestão prática para utilizar torta de filtro contaminada  com essa planta infestante é peneirar todo o composto na tentativa de retirar os tubérculos de tiririca.

 

Palavras-chave: plantas daninhas, tubérculos, Cyperaceae.

 


Texto completo:

PDF

Referências


DURIGAN, J. C. Manejo da tiririca (Cyperus rotundus L.) antes e durante a implantação da cultura da cana-de-açúcar 9Saccharum spp.) 1991. 336 f. Tese (Livre-Docência) - Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1991.

FREITAS, R.S., Efeitos do Flazasulforon e do Glyphosate em aplicações única e sequencial sobre o controle da tiririca (Cyperus rotundus). Universidade Federal de Viçosa, Revista Ceres, 1997.

JAKELAITIS, A. et al. Efeitos de sistemas de manejo sobre a população de tiririca. Planta Daninha, v. 21, n. 1, p. 89-95, 2003.

KISSMANN, K. G. Plantas infestantes e nocivas. 2.ed. São Paulo: BASF, 1997. v. 1. 825 p.

KUVA, M.A., Efeitos da solarização do solo através de plástico transparente sobre o desenvolvimento da tiririca., Planta Daninha, v.13,n.1,1995.

KUVA, M.A., Períodos de interferências das plantas daninhas na cultura de cana-de-açúcar. Planta Daninha, v.18, n.2, 2000.

LORENZI, H. Plantas daninhas do Brasil: terrestres, aquáticas, parasitas e tóxicas. 3.ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2000. 608 p.

PURATCHIKODY et al. Atividade de cicatrização de feridas de Cyperus rotundus. Indian Pharmaceutical Sciences, 2006.

RICCI, M. dos S.F.; ALMEIDA, D.L. de; FERNANDES, M. do C.A.; RIBEIRO, R. de L.D.; CANTANHEIDE M.C. dos S. Efeito da solarização do solo na densidade populacional da tiririca e na produtividade de hortaliças sob manejo orgânico. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.35, n.11, p.2175-2179, 2000.

SANTOS ET AL., Produtividade de cana-de-açúcar sob adubação com torta de filtro enriquecida com fosfato solúvel., Pesq. Agropec. Trop., Goiania, v.40, n.4, p.454-461, Out/Dez. 2010.

SILVEIRA, H.R.O ET AL. Alelopatia e homeopatia no manejo da tiririca, Planta Daninha, Viçosa-MG, v. 28, n. 3, p. 499-50.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista Craibeiras de Agroecologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.