Pratícas Ecologicas: Fortalecimento da Horta Vertical em uma Comunidade Ribeirinha de Cametá-PA

Benedito Henrique Monteiro Xavier, Kelli Garboz da Costa, Nivea Carolina de Oliveira Coelho, Odenira Correa Dias, Alessandro Figueiredo Miranda, Enza Cruz Batista, Maria dos Anjos Correia Dias, Gustavo Enrique Souza dos Santos

Resumo


 O desenvolvimento de uma horta ecológica pode ser utilizado não somente para segurança alimentar e nutricional da comunidade escolar, mas também como ferramenta e tecnologia pedagógica que fortalecem atividades de Educação Ambiental. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um conhecimento básico sobre compostagem e horta, com o intuito de incentivar práticas de educação ambiental e estimular os alunos a reutilizarem os resíduos plásticos e orgânicos na comunidade de Mapiraí de Baixo (Cametá/PA). Para isso, foram realizadas entrevistas informais e aplicações de outras técnicas das ciências sociais para coleta de informações referente aos tipos de hortas presentes na comunidade e as plantas cultivadas. Práticas extensionistas foram realizadas por meio de oficina ofertada para a comunidade escolar, abordando conteúdos sobre compostagem, tipos de substrato, hortaliças e horta vertical. A oficina foi gratificante para os diversos atores envolvidos e estimulou a realização da compostagem de resíduos orgânicos e a prática de hortas não só escolares como também nas residências. Espera-se que os atores envolvidos, motivem grupos interessados em contribuir para a continuidade de ações sustentáveis dentro e fora dos ambientes escolares


Palavras-chave


compostagem, horta, resíduos

Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, A. P.; FRAXE, T. J.; SANTIAGO, J. L.; MATOS, R. B.; PINTO, I. C. 2009. Os sistemas agroflorestais como alternativa de sustentabilidade em ecossistemas de várzeano Amazonas. Acta Amazonica, 39(2): 279-288.

DIAS, G. F. 1992. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia.

GUIMARÃES, M. 2001. A dimensão ambiental na educação. São Paulo: Papirus.

LIMA, A. S. D.; DUARTE, K. L. S.; ARAÚJO, E. P. 2014. Confecção de uma horta vertical utilizando garrafa PET na Escola Estadual Clóvis Pedrosa, Distrito de Ribeira de Cabaceiras-PB. In: I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE POTENCIALIDADES DO BIOMA CAATINGA. Resumo... Sumé, Paraíba.

MARTIN, G. J. 2001. Etnobotânica: manual de métodos. Montevideo: Nordan-Comunidad


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista Craibeiras de Agroecologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.