Emergência de plântulas de Mimosa bimucronata (DC) O. KTZE. em função de posições e profundidades de semeadura

Thaíse dos Santos Berto, Natália Marinho Silva Crisóstomo, Laís Gonzaga da Silva, Marcus Gabriel de Carvalho Ramos, Luan Danilo Ferreira de Andrade Melo, João Luciano de Andrade Melo Junior, José Alex Carvalho de Farias, João Correia de Araújo Neto Correia de Araújo Neto

Resumo


A Mimosa bimucronata (DC) O. KTZE. (maricá), pertencente à família Fabaceae, é uma espécie florestal encontrada na América Latina. Pode ser utilizada no paisagismo, em reflorestamentos e na recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente. O presente trabalho objetivou verificar o efeito da posição da semente e da profundidade de semeadura na emergência e o crescimento inicial de plântulas de M. bimucronata. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente ao acaso, e utilizaram-se diferentes posições das sementes no substrato areia: hilo voltado para baixo (HB); hilo voltado para o lado, formando um ângulo de 90° em relação ao substrato (HL); e hilo voltado para cima (HC), nas profundidades de semeadura de 1, 2, 3, 4, 5 e 6 cm.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista Craibeiras de Agroecologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.