Aspectos da situação do Rio Cochó - Chapada Diamantina: um estudo de caso sobre a inclusão da população em ações revitalizadoras

Gilzane Caetano de Brito, Lisa Vieira Vaz Santos, Jeovângela de Matos Rosa Ribeiro

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo medir o impacto da degradação do rio Cochó, pertencente ao município de Seabra, na Bahia. Além disso, busca-se discutir acerca de métodos de conscientização da população sobre a importância de se preservar tal corpo hídrico. Para tanto, o presente trabalho reúne os resultados das discussões advindos da Oficina “Revitalização do Rio Cochó: um resgate histórico, cultural e ambiental” conduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Seabra; da Roda de Conversa: “Revitalização do Rio Cochó: um resgate histórico, cultural e ambiental” na VI Jornada de Agroecologia da Bahia; e de Relato de Experiência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) como forma de embasamento. Como instrumento de pesquisa social foI utilizado questionário direcionado à população seabrense para conhecer como a mesma entende a problemática ambiental impetrante ao rio. Os resultados obtidos transparecem que os moradores da região desconhecem os impactos negativos que a poluição tem para os habitantes, para a cidade e para o próprio rio. Desta forma, faz-se de extrema importância a discussão da temática.


Palavras-chave


Encontro; Regional; Estudos; Ambientais; UFAL

Texto completo:

PDF

Referências


CAETANO, GILZANE e VAZ, LISA. Impactos da poluição do Rio Cochó na população Seabrense. Disponível em: Acesso em: 30 de outubro de 2019.

C MARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação. Disponível em: Acesso em:

de outubro de 2019.

FELIX, EDÍLSON. Chapada News - Seabra: Rio Cochó sofre com com poluição e desmatamento. Disponível em: Acesso em: 20 de outubro de 2019.

GIL, ANTÔNIO CARLOS. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Edição. São Paulo (SP): Editora ATLAS S.A, 2002. Disponível em: Acesso em: 20 de outubro de 2019.

MARCONI, MARINA DE ANDRADE e LAKATOS, EVA MARIA. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Edição. São Paulo (SP): Editora ATLAS S.A, 2003. Disponível em: Acesso em: 20 de outubro de 2019.

SNCT- Campus Seabra. Disponível em: Acesso em: 25 de outubro de 2019.

SPÍNOLA, ROBERTO EDSON. CarloMagnum. Disponível em: < https://www.google.com/amp/s/carlomagnum.com.br/sos-aguas-da-chapada-diamantina-ba/amp/>. Acesso em: 30 de outubro de 2019.

VI Jornada de Agroecologia da Bahia. Disponível em: Acesso em: 25 de outubro de 2019.

WENTZ, F. M. P., NISHIJIMA, T. A educação ambiental como meio de ação nas atividades agrícolas para preservação dos solos e da água nas comunidades rurais do município de Santo ngelo – RS. REGET, v. 4, n. 4, p. 558 - 571, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista Craibeiras de Agroecologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.