II Jornada Cultural do Hupaa: momento de cultura e alegria no ambiente hospitalar

A  II Jornada Cultural do Hupaa, evento promovido pela Biblioteca Virtual (BV) vinculada à Unidade de Telessaúde (UT) da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUPAA e Comitê Alagoano do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/AL), foi realizado no dia 18 de abril de 2018, por ser esta data, o dia Nacional do Livro Infantil, dedicado ao escritor Monteiro Lobato, que tanto contribuiu para crescimento da Literatura infantil Brasileira, dentre suas obras podemos destacar: A menina do narizinho arrebitado, O Pica-Pau Amarelo, Reinações de Narizinho, Memórias de Emília, Caçadas de Pedrinho e o Saci. 

O objetivo do evento, em seu segundo ano, foi de apresentar diversas formas de manifestações culturais e artísticas no âmbito hospitalar para usuários, acompanhantes, servidores, acadêmicos e público geral, propiciando assim um momento de acolhimento, descontração e entretenimento para os beneficiados com as ações propostas pelo evento e assim, divulgar algumas manifestações artísticas e culturais alagoanas no âmbito hospitalar, além de incentivar o gosto pela leitura e contribuir com o processo de humanização do hospital.

A cerimônia de abertura aconteceu no Haal do Hupaa, com as presenças da Prof. Damiana Melo, representando o Comitê Alagoano do Proler, Bibliotecária da Unidade de Telessaude Isabel Calheiros, Gerente de Ensino e Pesquisa Prof. Dra. Sandra Mary Vasconcelos e Superintendente do Hupaa Prof. Dra.  Regina da Silva Santos, que destacaram a importância desse movimento artístico e cultural para: pacientes acompanhantes, acadêmicos, residentes e servidores do Hupaa.

O evento contou com o Coral Carlos Gomes composto por alunos do Centro Estadual Cyro Accioly que realizou uma apresentação na cerimônia de abertura, após a apresentação do coral, seguiu-se um cortejo em direção ao Hospital Dia, onde se apresentaram a Cia Literando, Cia de Dança ADois, Contadora de Histórias Sineide e Confraria Nós Poetas, esse mesmo cortejo percorreu os Ambulatórios I, II, III interagindo por meio de muita cantoria com os pacientes que aguardavam por consulta. Paralelo a essa atividade as Contadoras de Histórias Ceiça, Adriana Chaluppe e Fátima Maia realizarão contação de histórias no Setor Pediátrico e Clínica Médica.

A Jornada Cultural do Hupaa está se tornando um evento consolidado, que cada vez mais atrai os artistas da terra engajados neste movimento, de promover por meio da arte o   entretenimento que atua na  redução do estresse em ambiente hospitalar, além de ser perceptível a satisfação do público beneficiado.