Jornada Odontológica da Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial


Imagem para capa da revista

A Jornada Odontológica da Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial (LIDOM) é um evento científico anual idealizado por acadêmicos do curso de Odontologia das Instituições de Ensino Superior de Maceió participantes da LIDOM com a colaboração dos coordenadores da Liga, os quais são docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (FOUFAL).

A I Jornada Odontológica da Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial (I JOL - LIDOM) ocorreu nos dias 02 e 03 de junho de 2017 em Maceió. Com a temática central “Ciência, clínica e diagnóstico”, a jornada nacional foi desenvolvida na modalidade de Evento de Extensão, tipo semana acadêmica, enfatizando a divulgação das produções científicas e tecnológicas nacionais.

A comissão organizadora desse evento construiu a realização de um encontro entre pesquisadores, professores e o meio acadêmico com discussões aprofundadas sobre a temática das patologias oral e maxilofacial. Além disso, houve a atualização para os participantes e estímulo a elaboração de trabalhos científicos na área com ênfase para publicações científicas.

O evento alcançou visibilidade regional, tendo em vista que tivemos inscritos de Recife (Pernambuco) e Campina Grande (Paraíba) com a participação da Liga Acadêmica de Diagnóstico Oral (LADO) da UFCG.

Este evento foi essencial na fase de construção profissional, pois promoveu uma maior valorização da Patologia Oral e Estomatologia e integração entre os membros da sociedade acadêmica, assim como para além da academia, uma vez que expandiu o olhar crítico dos autores envolvidos no âmbito da prática odontológica.

O evento proporcionou ao público-alvo conhecimentos e debates relevantes sobre questões pertinentes e desafiadoras às diversas áreas da odontologia, e reforçou a importância da integração entre ciência e prática clínica odontológica aperfeiçoando o conhecimento em diagnóstico. Também oportunizou a atualização e capacitação dos cirurgiões-dentistas e demais participantes.

As atividades da jornada envolveram palestras e mesa redonda na área odontológica com profissionais renomados. Houve também apresentações de trabalhos acadêmicos das modalidades Pesquisa/Trabalho Científico ou Caso Clínico/Extensão/Revisão de Literatura, a fim de que fossem expostos os resultados obtidos na iniciação científica do curso, extensão e prática clínica. As atividades tiveram um intervalo a cada período. Foi realizada uma cerimônia de encerramento para confraternização dos participantes, agradecimentos e premiação e também para que os profissionais e acadêmicos pudessem debater sobre os assuntos até então abordados ou para compartilhar conhecimentos.

O evento foi possível graças ao apoio dos patrocinadores e parcerias estabelecidas: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas, Centro Universitário CESMAC, Conselho Regional de Odontologia de Alagoas, Nero Digital Radiologia, Ápice Cursos, NEO Odontologia, Dental MAC, Molart Brindes e SPRING Confecções.

O evento contou com 120 inscritos e nele ocorreram: 8 palestras temáticas, 1 mesa redonda e 56 trabalhos científicos submetidos, com 52 sendo aprovados e 50 apresentados.

Os 50 trabalhos aprovados e apresentados compõem esses anais que estão disponibilizados por meio desta interface digital, sendo 21 na categoria Revisão de Literatura, 25 na categoria Caso Clínico e 4 na categoria de Extensão.

Por fim, fica aqui a memória do evento e o convite à leitura deste material.

 

Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani

Coordenadora Científica da LIDOM


v. 1, n. 1 (2018): Anais da I Jornada Odontológica da Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial (I JOL - LIDOM)


Capa da revista