LIGA DE DIAGNÓSTICO ORAL E MAXILOFACIAL – LIDOM/UFAL: DO ENSINO À EXTENSÃO

Iasmine Lima de Souza, Amanda Rafaela da Silva Amorim, Cláudia Rebecca Costa Cavalcante Silva, Luiz Carlos Oliveira dos Santos, Vânio Santos Costa, Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, José de Amorim Lisboa Neto

Resumo


A Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial (LIDOM) foi idealizada por discentes e docentes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas com o objetivo de reunir estudantes, professores e profissionais de Odontologia no desenvolvimento de ensino e extensão nas áreas de Patologia Bucal, Estomatologia e Radiologia Odontológica. Neste trabalho, o objetivo é expor sobre a fundação da liga e as ações já realizadas com êxito por seus participantes. A LIDOM está embasada nos princípios de ensino e extensão e desenvolve atividades para o aprimoramento dos conhecimentos dos acadêmicos ligantes sobre temas das áreas afins, com a intenção de aplicabilidade na sociedade alagoana, como a realização de ações educativas e mutirões de diagnóstico. As atividades de ensino entre os componentes da liga ocorrem através de seminários, discussões e palestras de professores/profissionais da área, fundamentando teoricamente os eventos de extensão promovidos, com enfoque na promoção da saúde e também no diagnóstico das lesões maxilofaciais, com abrangência da comunidade maceioense e interiorana. A LIDOM também produziu cursos intensivos e eventos científicos de grande relevância na comunidade acadêmica. Realizamos busca ativa de lesões bucais e promoção de saúde nas comunidades de pescadores, cortadores de cana e quilombolas objetivando rastrear patologias bucais. Com o aprimoramento do conhecimento dos acadêmicos e o campo propício para a formação de uma prática com maior capacidade de formulação de hipótese diagnóstica, e sob o conhecimento dos diagnósticos diferenciais das patologias orais e bucomaxilofaciais, é possível aplicar a aprendizagem para a realização de atividades extensionistas que objetivem a promoção da saúde em comunidades.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.