PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MACEIÓ-AL: RELATO DE VIVÊNCIA DO PROJETO SAÚDE NA ESCOLA

Nayara Lays Bernardo Costa, Liliana Melo Lopes, Maria Paula Gerônimo Cabral, Mirian Venâncio Viana, Nathani Mafra Lins Cavalcante, Izabel Maia Novaes, Vinícius Matos Benjamim Leal

Resumo


O Programa Saúde na Escola é resultado de uma parceria firmada entre Ministérios da Saúde e o Ministério da Educação e tem como objetivo reforçar a prevenção e promoção à saúde dos alunos da rede pública de ensino brasileira. Este programa dá ênfase a uma estratégia que une ações escolares às de atuação dos profissionais da atenção básica, estimulando a criação de uma agenda de ações compartilhadas entre os envolvidos. Dentre as abordagens do programa destaca-se a promoção de saúde bucal nas escolas. Introduzir os cuidados com a higiene bucal ainda nos primeiros anos de vida é de grande importância, pois as crianças estão em fase de descobertas e em processo de aprendizagem, por isso estão mais propícias a adotar medidas educativas e preventivas. O presente relato trata de uma ação do PSE realizada por alunos do curso de odontologia da UFAL, sob orientação de uma professora da instituição, em parceria com o cirurgião-dentista da Unidade de Saúde que atende a área onde está situada a escola onde fora realizada a ação. Após orientação teórica, foi avaliada a condição de saúde bucal dos escolares, seguida pela escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor. Foram doados kits de higiene oral e os alunos da universidade confeccionaram porta-escovas em EVA, para serem fixados nas paredes das salas de aula da escola, assim as escovas estarão sempre disponíveis para uso no ambiente escolar. Os escolares e as professoras foram orientados acerca da necessidade da troca periódica da escova, bem como de seu uso individual. Atuar na infância é de suma importância, pois nesta etapa conseguimos estimular a criação de hábitos. Participar das oficinas do PSE na graduação é uma vivência importante, uma vez que possibilita conhecer as dificuldades dos profissionais de educação e da saúde no atendimento aos escolares.

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