ATENDIMENTO AO PACIENTE INFANTIL COM AVULSÃO DENTÁRIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EXTRAMUROS

Jamerson da Silva Santos, Adeane Loureiro de Almeida, Cynthia Cavalcante Correia, Cynthia Lorena dos Santos Silva, Mariana Sinara Oliveira Gomes, Thiago Augusto Araújo Andrade Cruz

Resumo


As lesões dentárias traumáticas (LDT) podem acarretar graves implicações na qualidade de vida dos pacientes devido à dor, perda de função e estética. A avulsão dentária é a mais grave de todos os tipos de LDT, além de ser uma situação comumente vivenciada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atendimentos odontológicos de urgência. O tratamento ideal é o reimplante imediato do dente no alvéolo, mas geralmente isso não é possível porque tanto a população quanto alguns profissionais da área da saúde não sabem como reagir frente às ocorrências deste tipo. Diante disso, o estágio supervisionado acaba tornando-se um grande instrumento de integração do aluno com diversas realidades socioeconômicas e práticas clínicas de trabalho, como acontece nas ocorrências de LDT que se tornaram um emergente problema de saúde pública. O presente trabalho relata um caso de avulsão dentária do elemento 11 em uma criança de 10 anos, sexo masculino, que foi atendido no serviço clínico da UBS São José, 24 horas após o trauma, e em paralelo a isso citar a importância do estágio supervisionado extramuros para a formação do graduando em odontologia através de dados coletados na literatura. Para tal, foram utilizados artigos científicos das bases de dados PubMed e Scielo, publicados entre 2009 e 2017, nas línguas portuguesa e inglesa. O procedimento clínico realizado consistiu na assepsia do dente e anestesia local com posterior colocação do mesmo no alvéolo, e após o alinhamento com o antagonista foi utilizada uma agulha longa e resina composta microhíbrida fotopolimerizável para imobilizar o dente. O paciente foi encaminhado para realizar exame radiográfico e um mês depois foi submetido ao tratamento endodôntico. Portanto, é notável a importância do estágio supervisionado para a formação do futuro cirurgião-dentista, uma vez que tem a capacidade de colocar o futuro profissional em contato com diferentes situações clínicas.

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