A FORMAÇÃO DOS CIRURGIÕES DENTISTAS NO BRASIL E AS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Carlos Vinícius Ramos Leão de Oliveira, Izadora Lopes Garcia Nascimento, Renata Matos Lamenha Lins, Gabriela Freire Alves, José Cláudio Santos Costa, Maria Clara Cavalcanti Campêlo, Silvia Girlane Nunes da Silva

Resumo


As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) surgiram como uma forma de aproximar o ensino superior de odontologia ao Sistema Único de Saúde, buscando garantir a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos com capacidade de atuar em todos os campos da atenção básica. Apesar de terem sido estabelecidas a partir de 2001, as DCN ainda não são capazes, por força de lei, de fazer com que os profissionais tenham formação compatível com a realidade de saúde bucal da maioria da população. O presente trabalho visa discutir a formação dos cirurgiões-dentistas no Brasil, avaliando o perfil dos egressos e traçando um paralelo com as diretrizes de ensino odontológico. Ele consiste em uma revisão de literatura, na qual artigos, publicados entre 1991 e 2018, foram recuperados nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed. Os estudos incluídos foram selecionados de acordo com critérios de relevância e abrangência, além disso foram utilizados marcadores de delimitação territorial, de acordo com as regiões do país, para traçar o panorama do ensino da odontologia no Brasil. O perfil de formação dos cirurgiões dentistas, em todas as regiões analisadas, tende a uma atuação profissional no setor privado, altamente especializada e destoante do que é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Uma atuação profissional humanizada e transformadora da realidade passa por um ensino de odontologia mais generalista e voltado às ciências humanas. É preciso que a odontologia se afaste da lógica do mercado para que os profissionais não sejam omissos às necessidades reais da população e para acabar com a dicotomia de excelência técnica versus atendimento humanizado e saúde pública.

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