USO DE LÂMINAS DE HIDROCARBONETO ASSOCIADO A CIANOACRILATO NA REPARAÇÃO DE FRATURAS DE CARAPAÇA EM Chelonoidis carbonaria (SPIX, 1824) (REPTILIA: TESTUNIDAE)

Yanca Maria Barros de Jesus, Iris Gisele Santos de Oliveira, Nayla da Silva Aragão, Victor Brenno Pereira Santos, Nara Silva de Carvalho Delfino, Victor Fernando Santana Lima

Resumo


Os quelônios são classificados pela classe Reptilia, tendo como grupo de animais os jabutis, cágados e tartarugas, ambos possuem um escudo constituído por um arcabouço ósseo recoberto por placas córneas que possuem a mesma função que a pele nos humanos. Na clínica médica de animais silvestres tem sido recorrente alterações traumáticas de carapaça e plastrão em quelônios, no qual o casco fraturado deve ser tratado o mais rápido possível, por se tratar de um caso de Emergência. Por isso, ao se atender um quelônio com fratura de carapaça ou plastrão, deve-se priorizar a estabilização do paciente antes que o mesmo entre em choque e venha a óbito.


Palavras-chave


Alterações traumáticas. Quelônios. Jabutis.

Texto completo:

PDF

Referências


CUBAS, P.H., BAPTISTOTTE, C. Chelonia (Tartaruga, Cágado, Jabuti). Cap. 9. In: CUBAS, Z.S.; SILVA, J.C.R.; CATÃO-DIAS, J.L. Tratado de animais selvagens – medicina veterinária. São Paulo: Roca, 2007, P.86-119.

FOSSUM, T. W. Tratamento de Fraturas Específicas. In: FOSSUM, 1.W. Cirurgia de

Pequenos Animais. 1. ed. São Paulo: Editora Roca. 2002. p. 725-744.

NELSON, A. W. Sistema respiratório In: SLATTER, D. Manual de Cirurgia de Pequenos

Animais. 2.ed. São Paulo: Editora Manole, 1998. p.958-961.

SANTOS, A. l. Q. et al. REPARAÇÃO DE FRATURAS DE CASCO EM QUELÔNIOS. Biosci. J., Uberlândia, v. 25, n. 5, p. 108-111, Sept./Oct. 2009.

VALENTE, Paulo Eduardo et al. FIXAÇÃO DE FRATURA DE CARAPAÇA DE CÁGADO Trachemys dorbignyi (Tigre-d’água) COM RESINA EPÓXI E HEMICERCLAGEM. ANAIS SIMPAC, 2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.