SORORREATIVIDADE PARA Brucella abortus EM REBANHO CAPRINO DE GIRAU DO PONCIANO – ALAGOAS

CICERO WILLIAM CESAR DE SOUSA, Noelia Layslla Costa Barros, Rayane Thayse Moreira dos Santos Carnaúba, Luís Gustavo Ramos de Moraes Calheiros, André Sampaio Calheiros, Karla Patrícia Chaves da Silva

Resumo


A brucelose é uma enfermidade infectocontagiosa que acomete animais e humanos de grande importância do ponto de vista sanitário e econômico. Diante disso, objetivou-se  avaliar a sororreatividade para Brucella abortus em rebanho caprino localizado no município de Girau do Ponciano – Alagoas. Foram coletadas amostras de sangue para obtenção do soro. No total 12 caprinos adultos e mestiços participaram do estudo, sendo 11 fêmeas e 1 macho reprodutor. O rebanho pertencia a uma pequena propriedade localizada no município de Girau do Ponciano, o qual está inserido na mesorregião do agreste alagoano. As amostras sorológicas foram testadas no Laboratório de Doenças Infecciosas da Universidade Federal de Alagoas, utilizando-se a prova de aglutinação rápida em placa com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Todas as amostras de soro sanguíneo avaliadas foram não reagentes para Brucella abortus. Pode-se concluir com os resultados do presente estudo que no rebanho testado não há caprinos sorologicamente reagentes para Brucella abortus.

Palavras-chave


Brucelose. Caprinocultura. AAT. Sorologia.

Texto completo:

PDF

Referências


LANDIM, A. M. de S. Soroprevalência da leptospirose e da brucelose em caprinos do rebanho da Embrapa Semiárido. Jornada de iniciação científica da embrapa semiárido, 7.; jornada de iniciação científica da FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.

MARTINS, R. de J. Avaliação da ocorrência de anticorpos Anti-brucella abortus em caprinos da região semiárida do Estado de Pernambuco. Jornada de iniciação científica da embrapa semi-árido, 4., 2009, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009.

PINHEIRO JUNIOR, J. W. et al. Freqüência de aglutininas anti-brucella abortus em caprinos e ovinos do sertão do estado de pernambuco, brasil. Ciência Animal Brasileira, v. 9, n. 4, p. 1096-1101, out./dez. 2008.

VARGES, R.; MEDEIROS, L.; LILENBAUM, W. Sororreatividade para Brucella abortus em rebanho caprino no estado do Rio de Janeiro, Brasil: relato de caso. R. bras. Ci. Vet., v. 15, n. 2, p. 103-104, maio/ago. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.