A Revista Portal: Saúde e Sociedade ( E -ISSN 2525-4200)  é uma publicação eletrônica, editada pelo Núcleo de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Publica trabalhos inéditos, em português, inglês ou espanhol, sob a forma de artigos originais, artigos de revisão de literatura, nota prévia, resenha pública, ensaio e relato de experiência, considerados relevantes para o campo da saúde pública/coletiva e do ensino na saúde de modo a socializar o conhecimento na sociedade.

A partir do ano de 2019 todos os trabalhos em português e espanhol apresentarão também uma versão em inglês, tornando a revista bilingue.

Tem periodicidade quadrimestral, enfoque multidisciplinar e visa difundir a produção da academia e de outras estruturas relacionadas à saúde, como por exemplo, secretarias de saúde, contribuindo para o avanço do debate e troca de ideias.

A publicação está condicionada a pareceres de um conselho editorial ad-hoc, estabelecido para cada número da revista. Os trabalhos aprovados para publicação deverão apresentar documento comprobatório de tradutor.

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGO ORIGINAL

Trata-se da apresentação de resultados de pesquisa científica, com estrutura de: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Devendo conter até 3000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Descrição de experiências acadêmicas, assistenciais ou de extensão, contendo até 2500 palavras, excluindo resumos e referências. Referências bibliográficas limitadas ao máximo de 25.

ENSAIO

Texto que deve discutir determinado tema, de relevância teórica, e científica, embasado na literatura publicada sobre o tema e para exposição de ideias e pontos de vista do autor, com originalidade no enfoque, sem exploração exaustiva do tema. Deve conter até 4000 palavras, excluindo resumos e referências.

ARTIGO DE REVISÃO

Revisão crítica da literatura sobre tema atual englobando: revisão sistemática e meta-análise; revisão narrativa/crítica. Deve conter até 4.000 palavras, sem limites de referências.

RESENHA PÚBLICA

Resenhas de livros de interesse para a área da revista. Deve-se apresentar uma visão geral do conteúdo da obra, pressupostos teóricos e do público. O texto deve ser conciso contendo até 800 palavras.

NOTA PRÉVIA

Artigos curtos; com a função de publicar projetos de pesquisa ou pesquisa em andamento que contenha apenas resultados parciais importantes alcançados; e/ou apenas para garantir a propriedade intelectual por meio do registro da informação. Deve ter até 2500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Todo original recebido pela revista será submetido a análise prévia. Os trabalhos não conformes às normas de publicação da revista serão devolvidos aos autores para adequação e nova submissão. Uma vez cumpridas as normas pré-estabelecidas, os originais serão apreciados pelo Comitê Editorial, composto por editor-chefe e editores associados, que avaliarão a originalidade, abrangência, atualidade e atendimento à política editorial da revista.

Os trabalhos recomendados pelo Comitê serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas, indicados de acordo com o tema do trabalho e sua expertise, que poderão aprovar, recusar e/ou fazer recomendações aos autores.

A avaliação é feita pelo método duplo-cego, sendo o nome dos autores e dos pareceristas omitidos durante o processo de avaliação. Caso haja divergência de pareceres, o trabalho será́ encaminhado a um terceiro parecerista ou o Comitê Editorial pode emitir um terceiro parecer. Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Quando houver a solicitação de reformulação, os autores deverão reencaminhar o trabalho revisado dentro do prazo estipulado. Não havendo manifestação dos autores no prazo definido, o trabalho será excluído do sistema.

O Comitê Editorial possui autoridade para decidir sobre a publicação do trabalho e sobre as adequações das alterações efetuadas.

Após a aprovação final do trabalho, não serão aceitos acréscimos ou modificações. A versão diagramada (prova de prelo) será enviada, por e-mail, ao autor responsável pela submissão para revisão final que deverá enviar correspondência, dentro do prazo de 96 horas, concordando ou sugerindo alterações das versões.

Quadrimestral