Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Portal: Saúde e Sociedade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo site: http://www.seer.ufal.br/index.php/NUSPFAMED. O autor responsável deverá fazer seu cadastramento para submissão, quando então receberá seu login e senha.

Todos os campos marcados como obrigatórios na página devem ser preenchidos com conteúdo idêntico ao do arquivo anexado.

Os trabalhos aprovados para publicação, após avaliação, deverão ser encaminhados para Márcia Palhares, e-mail: mmpalhares@gmail.com, ou para Elaine Rouine, e-mail: e.rouine@gmail.com, ou para Marluce Guedes, e-mail: contato@prioridade.net, para revisão ortográfica e de referências. 

Modalidades de textos aceitos para publicação:

Tipos de artigos: artigos de pesquisas originais (resultado de pesquisa científica); revisão de literatura (revisão sistemática, crítica da literatura sobre tema atual); relatos de experiências (descrição de experiências acadêmicas, assistenciais ou de extensão); nota prévia (relatos curtos de achados de interesse para a saúde, como: estudos observacionais, experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, ensaios teóricos, artigos de discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em saúde pública, que não comportam uma análise abrangente); resenha pública (resenhas de livros de interesse para a área temática da revista); e anais de congressos acadêmico/seminários ou outros eventos científicos na área ou  relacionados à saúde, promovidos pela UFAL, assim como outros eventos científicos na linha editorial da Revista.

1 - ARTIGO ORIGINAL: trata-se da apresentação de resultados de pesquisa científica, estruturado em: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. Devendo conter até 3000 palavras, excluindo título, resumo, descritores, tabelas, figuras e referências. Referências bibliográficas limitadas ao máximo de 25.

2- NOTA PRÉVIA: artigos curtos, com a função de publicar projetos de pesquisa ou pesquisas em andamento que contenham apenas resultados parciais importantes alcançados; e/ou apenas para garantir a propriedade intelectual por meio do registro da informação. Devem conter até 2500 palavras, excluindo título, resumo, descritores, tabelas, figuras e referências. Referências bibliográficas limitadas ao máximo de 20.

3- ARTIGOS DE REVISÃO: revisão crítica da literatura sobre tema atual englobando: revisão sistemática e meta-análise; revisão narrativa/crítica. Deve conter até 4.000 palavras, sem limites de referências.

4 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: descrição de experiências acadêmicas, assistenciais ou de extensão, contendo até 2500 palavras, excluindo título, resumo, descritores, tabelas, figuras e referências. Referências bibliográficas limitadas ao máximo de 25.

5- RESENHA PÚBLICA: resenhas de livros de interesse para a área da revista. Deve-se apresentar uma visão geral do conteúdo da obra, pressupostos teóricos e do público. O texto deve ser conciso contendo até 800 palavras.

6- ENSAIO- texto que deve discutir determinado tema, de relevância teórica, e científica, embasado na literatura publicada sobre o tema e para exposição de ideias e pontos de vista do autor, com originalidade no enfoque, sem exploração exaustiva do tema. Deve conter até 4000 palavras, excluindo resumos e referências.

III - PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

O texto pode ser apresentado em português, espanhol ou inglês. Os manuscritos deverão ser redigidos no programa Microsoft® Word, gravado em formato doc ou docx. O Padrão de formatação deverá ser tamanho A4 (210X297mm), margem de 2,5 cm em cada um dos lados, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, parágrafos alinhados a 1cm.

O texto não deve conter informações que permitam identificar os autores ou instituições a qual se vinculem. Todos o(s) autor(es): devem informar nome(s),   instituição a qual encontra-se vinculado e e-mail. O autor responsável pela correspondência deve informar ainda seu telefone e endereço completo com CEP.

Depoimentos: aqui entendidos como fala de sujeitos deverão ser apresentados em itálico, sem colchetes e aspas, com ponto final após identificação do depoente, tamanho 10 e na sequência do parágrafo. Não utilizar itálico na identificação do depoente.

Figuras: assim entendidas como gráficos, quadros, ilustrações e fotografias devem ser enviados em alta resolução; em preto e branco ou escala de cinza de alta qualidade; claras o suficiente para permitir sua reprodução; e submetidos separadamente do texto, individualmente, devendo ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que aparecem no texto. No escrito, apenas identificar o local onde devem ser inseridas.

Não é permitido que o conteúdo dos gráficos seja o mesmo das tabelas. As legendas referentes às figuras, bem como, os símbolos, números e quaisquer outros sinais precisam estar identificados e descritos quanto ao seu significado. No caso de utilizar ilustrações já publicadas, os autores devem encaminhar permissão, por escrito, para sua reprodução. Os títulos devem ser apresentados abaixo das ilustrações.

Em caso de uso de fotos, os sujeitos não podem ser identificados. O arquivo deve ser editável.

Tabelas: devem ter títulos concisos (não apresentar local e ano do estudo), numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, não utilizar linhas internas verticais ou horizontais. As notas explicativas devem aparecer no rodapé das tabelas e não no título ou cabeçalho. Devem apresentar-se em preto e branco. Formatar com a ferramenta do Word “inserir tabela”, utilizar letra 12, fonte Times New Roman. Não ultrapassar uma página.

Abreviações e símbolos: não devem ser utilizadas, optar por descrevê-las, à exceção das reconhecidas internacionalmente.

Notas de rodapé: não devem ser utilizadas.

O trabalho completo, que corresponde ao arquivo a ser anexado, contemplará:

IV-. Folha de apresentação contendo:

TÍTULO DO ARTIGO: conciso e objetivo com até 12 palavras. Deverá ser escrito em negrito, apenas com iniciais maiúsculas para a primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, em tamanho 12, Times New Roman, apresentado nos três idiomas.

NOME COMPLETO DO(S) AUTOR(ES): logo abaixo do título, limitado ao número de seis, devendo ser apresentados na sequência do texto, em tamanho 12, Times New Roman, iniciais maiúsculas, separados por vírgula, com números sobrescritos. Ex.: Maria José da Silva¹, Pedro Francisco Santos².

RESUMO: em português, inglês e espanhol, em texto corrido, em parágrafo único, tamanho 12, Times New Roman.

Artigo Original e de Revisão: resumo com até 300 palavras, contendo: Objetivo, Método, Resultados e Conclusões. Nota Prévia e Relato de Experiência: resumo com até 250 palavras, contendo: Objetivo, Método, Resultados e Conclusões. Ensaio resumo com até 250 palavras contendo: Introdução, Corpo do ensaio, Conclusão. A Resenha pública não apresentará resumo.

DESCRITORES: Ao final dos resumos, incluir de três a cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol, de acordo com o idioma do resumo, separadas por ponto e vírgula, com iniciais maiúsculas, exceto para preposições.  Utilizar os descritores referidos nos “Descritores em Ciências da Saúde” - DECS/LILACS/BIREME disponível no endereço http:/ http://decs.bvs.br/ e/ou MESH/ “Medical Subject Heading” - Index Medicus. Nomenclatura dos descritores: letra 12, Times New Roman, em negrito.

NOTAS DOS AUTORES: Colocar as informações sobre: identificação acadêmica, afiliação institucional. Do autor de contato, acrescentar endereço completo, e-mail e telefone.

Ex.: ¹Psicólogo clínico. Mestre em Psicologia pela UFAL. Docente da IES e ou Técnico da instituição. 

Autor correspondente: Nome do autor.

Endereço completo: informar endereço com CEP, telefone e e-mail.

 V- ESTRUTURA DO MANUSCRITO

Texto: Não utilizar siglas no texto, priorizar sua descrição, com exceção para aquelas reconhecidas internacionalmente. Deve ser obedecida a estrutura exigida para cada categoria de manuscrito.

Artigo original: Resumo. Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. Deve conter até 3000 palavras, excluindo título, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências. As tabelas/gráficos e ou figuras, limitadas a 5 no conjunto, devem incluir dados imprescindíveis, evitando-se tabelas longas. Referências bibliográficas limitadas ao máximo de 25. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Nota prévia: Resumo. IntroduçãoObjetivo, Método, Resultados e Conclusões. Deve conter até 2500 palavras, excluindo título, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências. As tabelas, gráficos e/ou figuras, limitadas a 2 no conjunto, devem incluir dados imprescindíveis, evitando-se tabelas longas. Referências bibliográficas limitadas ao máximo de 20. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Artigos de Revisão: Resumo. Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. Devem conter até 4.000 palavras excluindo título, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências. As tabelas, gráficos e/ou figuras, limitadas a 3 no conjunto, devem incluir dados imprescindíveis, evitando-se tabelas longas. Não há limite de referências.

Relato de experiência: Resumo. Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. Devem conter até 2500 palavras, excluindo título, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências. As tabelas, gráficos e/ou figuras, limitadas a 2 no conjunto, devem incluir dados imprescindíveis, evitando-se tabelas longas. Referências bibliográficas limitadas ao máximo de 25.

Resenha pública: O texto deve ser conciso contendo até 800 palavras.

Ensaio: Resumo. Introdução, Corpo do ensaio, Conclusão. Devem conter até 3000 palavras, excluindo resumos e referências. Referências bibliográficas limitadas ao máximo de 25. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Nota: Os trabalhos com abordagem quantitativa devem apresentar obrigatoriamente, os resultados separados da discussão.

VI - Conflito de interesse: Os trabalhos encaminhados para publicação devem conter informação sobre a existência de algum tipo de conflito de interesse. Caso não haja conflito, informar que não houve conflito de interesses na concepção do trabalho na folha de apresentação do artigo.

VII - Agradecimentos: item opcional. Podem ser incluídas pessoas envolvidas que não se configuram como autores ou instituições. No caso de apoio financeiro de instituição, citar a agência financiadora e informar número de processo.

VIII - Colaborações: item obrigatório. Informar as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo, em relação aos seguintes aspectos: a) contribuição para a concepção e o planejamento ou para a análise e a interpretação dos dados; b) contribuição na revisão crítica do conteúdo; e c) contribuição na versão final do manuscrito.

IX - Referências. Deve ser observado o número máximo de referências para cada tipo de manuscrito, exceto para revisão sistemática de literatura que não apresenta limite.

As referências dos documentos impressos e/ou eletrônicos deverão seguir o Estilo Vancouver, elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, disponíveis no endereço eletrônico www.icmje.org. O alinhamento das referências deve ser justificado. Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus e International Nursing Index. Para os periódicos que não se encontram neste site, poderão ser utilizadas as abreviaturas do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), do IBICT, disponível em: http://ccn.ibict.br/busca.jsf e o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS, disponível em: http://portal.revistas.bvs.br.

As referências a ser citadas, devem ser oriundas preferencialmente de periódicos científicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais, as quais foram consultadas integralmente pelo autor e que apresentem relação direta, relevante com o assunto abordado no manuscrito.

Não se deve incluir na lista, referências que não possam ser recuperadas em sua versão original pelo leitor, como teses e dissertações, trabalhos de conclusão de curso e outras fontes inacessíveis (apostilas, anais etc.) ou obras de reduzida expressão científica. Recomenda-se uso de referências atuais, com menos de cinco anos, em artigos originais.

As citações devem aparecer no texto numeradas, consecutivamente, em algarismos arábicos, entre parênteses, sobrescritos e sem menção do nome dos autores. Ex: (¹). Quando se tratar de citação sequencial, separar os números por traço (ex: 1-5); quando intercalados, usar vírgula (ex: 2,5,9).

As referências devem ser apresentadas sem negrito, itálico ou grifo.

Em se tratando de referências a artigos publicados em periódicos latino-americanos e que possuem versão do artigo em inglês, deverão ser citadas com o título em inglês.

As referências devem ser citadas ao final do artigo, em lista, observando:

Autores: citar até seis autores, separados por vírgula, iniciando pelo sobrenome, com apenas a inicial em maiúscula, seguido das iniciais de prenomes e de outros sobrenomes, sem ponto ou qualquer outro elemento de ligação entre eles. Ex: Araújo CS e não Araújo, C. de S. Para referências com mais de seis autores, listar os seis primeiros acompanhados de et al., separando-os por vírgula.

 Páginas: abolir dezenas ou centenas repetidas. Ex: usar de 55-9 e não 55-59. Para colocação da página na citação, usar o número do autor seguido de dois pontos e número da página. Ex: (2:23).

Notas: Transcrever no idioma da obra, dados como: “Disponível em”, “citado ano mês dia” [citado 20 jan. 2015]; Inglês: “Available from” e “cited ano mês dia” [cited 2015 Apr 20] etc.

 Exemplos de referências:

1. Artigo padrão

Cavalcante JK, Soares FJP, Correira DS. Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da família. Rev. bras. educ. med. 2014; 38:15-24.

2. Sem indicação de autoria

Prática do abortamento entre adolescentes: um estudo em dez escolas de Maceió. Ciênc. saúde coletiva. 2011;16:2469-76.

3. Com mais de seis autores

Sole D, Nunes IC, Mandalsen GF, Mallozi MC, Naspitz CK, Soares FJP, et al. Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico entre crianças e adolescentes brasileiros identificados pelo International Study of Asthma and Allergies (ISAAC). Rev Chilena de Pediatría. 2008;79:550-51.

4. Instituição como Autor

Diabetes Prevention Program Research Group. Achieving weight and activity goals among diabetes prevention program lifestyle participants. Hypertension. 2002; 40(5):679-86.

5. Volume com suplemento

Costa MV, Patrício KP, Câmara AMCS, Azevedo GD, Batista SHSS. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface. 2015; 19(supl 1):709-20.

6. Editoriais

Marzochi. Visceral leishmaniasis in Southern Rio de Janeiro State and the risk of propagation to São Paulo State, Brazil [editorial]. Rev Soc Bras Med Trop. 2016; 49(2):147-9.

Livros

7. Indivíduo como autor

Correia DS. Adolescente no Trânsito: perigo à vista?, Maceió: Edições Catavento; 2002.

 8. Organizador, Editor, Coordenador como autor

Sampaio JF, Lima ACS, Bittencourt CCBLD, Soares FJP, Oliveira LJ, Vieira DE, organizadores. A extensão universitária na formação em saúde. Maceió: Edufal; 2015.

9. Capítulos de livro

Souza AC, Batista MCP, Vilar L. Doença arterial periférica no paciente diabético. In: Pedrosa HC, Vilar L, Boulton AJM, organizadores. Neuropatias e pé diabético. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2014; 1: 229-44.

10. Artigo em formato eletrônico

Leite MR, Ramos EMC, Freire APCF, Silva BSA, Nicolino J, Toledo AC, et al. Efeito agudo do exercício aeróbio em diferentes intensidades no transporte mucociliar de pacientes com DPOC. Medicina (Ribeirão Preto) [periódico na Internet]. 2015 [citado 2016 abr. 20]; 48(6):523-32. Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/2015/vol48n6/AO1-Exercicio-agudo-aerobio-e-transporte-mucociliar-na-DPOC.pdf

11. Documentos Legais

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012: aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

OBS.: Abreviar o nome e os sobrenomes do meio dos autores.

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA A SER ENVIADA NO ATO DA SUBMISSÃO DO ARTIGO

Os documentos relacionados a seguir devem ser impressos, assinados, digitalizados e enviados e anexados no sistema on-line em documentos suplementares.

1. Cópia do documento de aprovação do Comitê de Ética, digitalizada em formato jpg ou pdf, no caso de pesquisas que envolvam seres humanos, nos termos da Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde;

2. Declaração de conflito de interesse (assinado por todos os autores), digitalizada em formato jpg ou pdf;

3. Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais, assinada diretamente no documento, digitalizada em formato jpg ou pdf;

4. Declaração de não envolvimento com seres humanos. Somente quando a pesquisa não envolver seres humanos.

 5. A patir do volume 4, número 2, de 2019, APÓS A ACEITAÇÃO DO ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO, ANEXAR JUNTO  A VERSÃO FINAL DO TRABALHO, O DOCUMENTO COMPROBATÓRIO de revisão ortográfica e de estrutura do artigo, bem como das referências, fornecida por Márcia Palhares.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaçamento 1,5; usa fonte de 12-pontos;Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas em arqivo anexo fora do texto principal; especificar no texto principal o local de :quadros, figuras e tabelas.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Modelo de cartas
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.