Criança, Preconceito e Raça: Transformação dos Sujeitos pelo Enfrentamento das Desigualdades Raciais no Espaço Escolar

Roseane Jeronimo Melo, Carlos Henrique Martins de Jesus, Maria Cristina de Campos Magano

Resumo


Objetivo: Analisar como o enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar pode transformar a formação dos sujeitos, contribuindo para uma vida adulta mais harmoniosa em sociedade. Corpo do Ensaio: É preciso analisar como se dá o racismo institucional nas instituições públicas e privadas, focando no âmbito da escola, no intuito de fazer compreender que, mesmo não explícito, é um fato que ocorre comumente no ambiente escolar através de brincadeiras, de posições em eventos, tais como desfiles e apresentações. Conclusão: Constatou-se o currículo como instrumento importante de transformação dos seres humanos. É um documento que norteia as práticas educativas para discussões que tirem as pessoas de sua área de conforto e promovam importantes reflexões, e por isto conclui-se que nele devem ser inseridas as propostas de uma Educação em Direitos Humanos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.28998/rpss.v2i2.3478

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