Clínica Ampliada: Conhecimento de Alunos de Medicina

Maria das Graças Monte Mello Taveira, Geovana Santos Martins Neiva, Rosana Quintella Brandão Vilela, Pedro Braz de Lucena Neto

Resumo


Objetivo: Identificar o conhecimento sobre Clínica Ampliada dos alunos de medicina, ao final do estágio rural.  Método: Trata-se de um estudo qualitativo, com 25 alunos do curso de medicina. Foi aplicado um questionário com quatro perguntas abertas sobre:  conhecimento, vivência, características e inserção da clínica ampliada no internato e na atenção básica, ao final do estágio rural. A análise dos dados foi embasada na teoria de análise de conteúdo temática de Bardin. Resultados: Verifica-se que os alunos apreenderam o conhecimento sobre Clínica Ampliada, o que proporciona uma visão ampliada do cuidado ao paciente. Conclusão: A temática de Clínica Ampliada vem sendo trabalhada durante o curso de medicina, atendendo uma das proposições contida nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

 


Texto completo:

PDF PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

Núcleo de Saúde Pública- NUSP /FAMED

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Av. Lourival Melo Mota, s/n

Tabuleiro dos Martins CEP:57072-900

Maceió - AL

 E - ISSN 2525-4200 

Indexação:            


Apoio: