CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO NA SAÚDE NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFAL

Rosana Quintella B. Vilela, Thuany Farias, Daniel Alves da Silva, Leida Maria Semedo Lopes, Nathalia Lopes Flores, Antonio Carlos Costa

Resumo


Objetivo: Identificar a produção científica em Ensino na Saúde, gerada pelos docentes, em um curso de medicina de uma instituição pública, na região nordeste do país, no período de 2009 a 2014. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória  com abordagem quantitativa. Utilizou-se a produção científica dos docentes, registrada no Plataforma Lattes na coleta de dados, seguida por organização e qualificação da produção científica buscada em bases bibliográficas Scielo e Google Acadêmico, associadas ao site de busca Google. Foram utilizadas as variáveis: sub-tema ou área de concentração e tipo de produção e abordagem. Resultados: Foram encontrados 190 currículos dos docentes de medicina na plataforma Lattes, dos quais 22% apresentavam produção na área. Os principais aspectos (sub-temas) abordados foram: currículo e processo de ensino-aprendizagem e, saúde do docente e discente. O tipo de produção mais frequente foi o resumo expandido, seguido por trabalhos acadêmicos de conclusão de mestrado. A abordagem quantitativa predominou no período estudado. Conclusão: A produção científica em Ensino na Saúde do curso de medicina é crescente e incentivada, principalmente, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelo Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, mas ainda, confronta-se com o desafio do formato de publicização.


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