Revista Eletrônica sobre Avaliação e Gestão Educacional (REAGE) é uma publicação semestral do Grupo de Estudos sobre Gestão e Avaliação Educacional (GAE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Sua missão é publicar artigos inéditos frutos de pesquisas de doutorandos e doutores na área da gestão e avaliação educacional e promover discussões e debates de forma ampla dentro dessa área. Seu público-alvo são pesquisadores, estudantes e demais interessados em pesquisa e em suas discussões e debates.

Política padrão de seção

O sistema de avaliação da Revista Eletrônica sobre Avaliação e Gestão Educacional (REAGE) é o duplo-cego (blind peer review), em que analisa os trabalhos com critérios em torno de sua pertinência, metodologia, elaboração, relevância de conteúdo, originalidade, rigor científico e ética. A Revista conta com uma comissão de avaliadores e pareceristas ad hoc, constituídos por professores doutores da área da educação e de áreas afins.

Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer duplo cego (blind peer review). Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecerista, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo é submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de convite da Comitê Editorial.

No processo de avaliação dos textos que lhe forem submetidos, a Editoria da REAGE observará três etapas distintas:

1 -  Na primeira etapa o texto recebido é analisado pelo Comitê Editorial da revista a fim de verificar sua adequação à temática do periódico e sua política editorial. Os textos que não se enquadrarem nas exigências e nos critérios serão rejeitados pelo Editor-Chefe;

2 - A segunda etapa consiste na avaliação anônima dos artigos encaminhados para publicação pelo sistema de avaliação às cegas dupla. Os artigos serão encaminhados pelos Editores aos avaliadores ad hoc, escolhidos a partir de suas áreas. Os artigos aprovados serão encaminhados ao Editor-Chefe com sugestão para sua publicação ou rejeição;

3 -  Na terceira etapa do processo de avaliação, caberá ao Editor-Chefe tomar a decisão final sobre a publicação.

A publicação dos artigos está sujeita a cessão de direitos autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução à REAGE. Depois de assinada, a carta deve ser digitalizada e enviada por e-mail, até, no máximo, uma semana após o envio do modelo pelo comitê editorial.

As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A UFAL, o GAE, o PPGE ou quaisquer organismos editoriais vinculados à REAGE não se responsabilizam pelas opiniões emitidas pelos autores.

Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente.

Todos os textos submetidos à REAGE, exceto os dos convidados que gozem de indiscutível reconhecimento científico, passarão pelo procedimento de avaliação descrito nesta seção.

O processo de recrutamento de avaliadores ad hoc ocorre via convite do Comitê Editorial para participação no processo de seleção ou a partir de proposta do candidato interessado enviada via e-mail para a REAGE.

A atividade de avaliador ad hoc é voluntária e não remunerada.

Sobre a revista

A equipe editorial é composta pelas professoras Edna Cristina do Prado, Inalda Maria dos Santos, Lana Lisiêr de Lima Palmeira e Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro.