Com foco e ênfase nas transformações socioespaciais a Revista Reflexões e Práticas Geográficas tem como intuito acompanhar o processo de desenvolvimento técnico-científico que proporcionará aos leitores de todos os públicos a reconhecer, identificar, analisar e estudar realidades diferenciadas no espaço geográfico ao qual pertencemos em todas as suas escalas (local, nacional e global) e suas especificidades (território e territorialidades). Na prática, viabilizará um leque de oportunidades de entendimento e discussões no que se refere ao desenvolvimento de estudos voltados as relações campo-cidade com a utilização de plataformas diferenciadas. Sendo assim, os autores de artigos poderão ser:

• Discentes de graduação junto a docentes de pós-graduação sem restrições a Instituições de Ensino Superior;
  • Docentes de graduação junto a docentes de pós-graduação de todas as Instituições de Ensino Superior;
  • Convidados da Comissão Editorial.
Propondo esse layout, a proposta a Revista Reflexões e Práticas Geográficas tem em síntese promover mesmo utilizando elementos da estrutura convencional dos periódicos e revistas a inserção de elementos que viabilizem e atraiam os leitores que poderão acessando a Internet participar de fórum de discussões sobre o que foi publicado no mesmo sugerindo também pautas para entrevistas ou temas para serem destacados nas próximas publicações.

Editorial

Política padrão de seção

Reflexões Geográficas

Práticas Geográficas

Notas de Pesquisa

Entrevista

Resenhas

Revista Reflexões e Práticas Geográficas será um periódico trimestral, dividido nas seguintes seções: Artigos - Reflexões Geográficas; Práticas Geográficas; Notas de Pesquisa; Entrevista e Resenhas.

• Artigos: será a seção que conterá todos os artigos escritos em forma de trabalho científico, com indicação de um professor, que poderá ser o orientador oficial ou não do aluno. Os trabalhos deverão ser artigos científicos, ensaios, resenhas, análises textuais, papers, comunicações, traduções e textos científicos em geral.

O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores do periódico por via eletrônica.

O autor deverá informar filiação (instituição de origem, unidade/centro/instituto, departamento, cidade, estado), endereço residencial, nome completo, telefone e e-mail para contato;

Prefere-se que os trabalhos submetidos sejam inéditos.

Após isso serão encaminhados/submetidos aos pareceres dos membros do Conselho Editorial e Consultivo. As línguas nas quais eles poderão ser escritos são: Português, Inglês, Francês e Espanhol. Esses artigos deverão enquadrar-se, rigorosamente, às Normas da ABNT e deverão conter, basicamente:

Título;

Resumo (em língua portuguesa e inglesa e na língua em que for escrito);

Palavras-chave (em língua portuguesa e inglesa e na língua em que for escrito);

Introdução;

Corpo do Artigo;

Conclusão/Considerações finais;

Bibliografia.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

A Revista Reflexões e Práticas Geográficas é de livre acesso ao seu conteúdo, pois acreditamos que a disponibiilização gratuita do conhecimento científico ao público reafirma para os leitores a democratização de conhecimentos.

Quadrimestral (três números ao ano).

Indexadores

.

Declaração de Autorização para Publicação

A Declaração de Autorização para Publicação deve ser encaminhada na última página do arquivo contendo o artigo e deverá também conter as informações de todos os autores seguindo o modelo abaixo:

Declaração de Autorização para Publicação (centralizado)

Eu, _____________, portador do Documento de Identidade nº__________ (Órgão Expeditor _________), declaro que realizei as traduções do título e resumo do artigo "___________________" e que os direitos de publicação para Revista Reflexões e Práticas Geográficas tem como intuito o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial na referida revista.

Sinceramente,

_______Assinatura__________

Nome Completo

Filiação institucional (se for o caso).

Link do currículo Lattes

Cidade, data.

_________________________________________________________________________________________

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA)
Av. Lourival Melo Mota, s/n. Bairro: Tabuleiro dos Martins. CEP: 57072-970.

Maceió/AL, Brasil.

Telefone: +55 82 32141288

Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br