COMPACTION AND WATER INFILTRATION CAPACITY OF A CAMBISOL BY THE TRAFFIC OF MACHINES AND CATTLE TRAMPLING

Romeu Cezar Deon, Douglas Zilli, Guilherme Brandelero, Rafael Goulart Machado

Resumo


A intensificação da exploração agrícola dos solos, com o transito frequente de máquinas agrícolas de crescente incremento de peso e o pisoteio de bovinos, em condições inadequadas de umidade do solo vem promovendo um estado de compactação dos solos e a perda da capacidade de infiltração e de retenção de água. O objetivo do presente trabalho foi dimensionar a compactação de um Cambissolo muito argiloso, bem como a velocidade de infiltração de água, em uma condição de compactação induzida pelo tráfego de trator agrícola e pelo pisoteio de bovinos, com solo em condição de umidade de campo e em condição de solo úmido. Após os tráfegos para indução da compactação do solo, foram aferidas a densidade do solo, a porosidade total, a velocidade de infiltração básica da água (VIB) no solo e a infiltração acumulada da água no solo. Foi observado incremento na densidade do solo nos tratamentos tráfego de trator em solo úmido e tráfego de bovino em solo úmido. Foi observada redução da VIB onde houve compactação do solo por tráfego de trator em solo úmido. A compactação observada em solo úmido, por trânsito de trator ou pisoteio de bovinos, induziu aumento na densidade do solo o que está diretamente relacionado à redução da porosidade total do solo. Estas alterações na proporção das fases sólida e gasosa do solo, frequentemente estão associadas a restrições ao crescimento radicular das plantas, restrições à infiltração e ao acúmulo de água no solo, bem como à maior suscetibilidade dos solos à erosão.


Texto completo:

PDF

Referências


Azevedo, A. C.; Dalmolin, R. S. D. Solos e ambiente: uma introdução. Pallotti: Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2004. 100 p.

Bernardo, S; Soares, A. A.; Mantovani, E. C. Manual de irrigação. UFV: Viçosa, Minas Gerais, 2006. 625p.

Bouyoucos, G .J. A recalibration of the hydrometer method for making mechanical analysis of soil. American Society of Agronomy Journal. 1951, 43, 434-438.

Braida, J. A.; Reichert, J. M.; Veiga, M.; Reinert, D. J. Resíduos vegetais na superfície e carbono orgânico do solo e suas relações com a densidade máxima obtida no ensaio proctor. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2006, 30, 605-614.

Collares, G. L.; Reinert, D. J.; Reichert, J. M.; Kaiser, D. R. Compactação de um latossolo induzida pelo tráfego de máquinas e sua relação com o crescimento e produtividade de feijão e trigo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2008, 32, 933-942.

Denardin, J. E.; Faganello, A.; Santi, A. Falhas na implantação do sistema plantio direto. A Lavoura, 2009, 112, 20-22.

Floss, E. L. Fisiologia das Plantas: o estudo que está por trás do que se vê. UPF: Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2011. 734 p.

Jimenez, R. L.; Gonçalves, W. G.; Araújo Filho, J. V.; Assis, R. L.; Pires, F. R; Silva, G. P. Crescimento de plantas de cobertura sob diferentes níveis de compactação em um latossolo vermelho. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2008, 12, 116-121.

Kiehl, E. J. Manual de edafologia. Relações solo-planta. Ceres: São Paulo, São Paulo, 1979, 264 p.

Klein, V. A. Física do solo. Editora UPF: Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2012, 2. ed., 240 p.

Lemos, R. C.; Santos, R. D. Manual de descrição e coleta de solo no campo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo/Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos: Campinas, São Paulo, 1984. 45 p.

Ohu, O. J.; Folorunso, O. A.; Raghavan, G. S. V. e Adeniji, F. A. Critical content as an index of compactability of agricultural soils in Borno state of Nigeria. Soil Technology, 1989, 2, 211-219.

Rosa Filho, G.; Carvalho, M. P.; Andreotti, M.; Montanari, R.; Binotti, F. F. S.; Gioia, M. T. Variabilidade da produtividade da soja em função de atributos físicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2009, 33, 283-293.

Silva, A. A.; Galon, L.; Ferreira. F. A.; Tiron, S. P.; E. A. Ferreira; Silva, A. F.; Aspiazú, I.; Agnes, E. L. Sistema de plantio direto na palhada e seu impacto na agricultura brasileira. Revista Ceres, 2009, 56, 496-506.

Streck, E. V.; Kämpf, N.; Dalmolin, R. S. D.; Klamt, E.; Nascimento, P. C.; Schneider, P.; Giasson, E.; Pinto, L. F. S. Solos do Rio Grande do Sul. EMATER/RS: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2008. 222 p.

Troeh, F. R.; Thompson, L. M. Propriedades físicas do solo, p. 63-104. In: Solos e Fertilidade do Solo. 6 ed. Troeh, F.R. and Thompson, L.M., Andrei: São Paulo, São Paulo, 2007. 718 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.28998/rca.v16i1.4088