Leitura

A revista Leitura é o periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo é disseminar a informação científica em suas áreas de abrangência, contribuindo para a construção do conhecimento.

Notícias

 

Chamada para o n. 67 (jan./abr. 2021): dossiê "Discurso, Gênero, Resistência"

 

As identificações de gênero e sexualidade são constitutivas do processo de interpelação do indivíduo em sujeito do discurso. O gênero é uma construção discursiva, efeito de um processo de interpelação complexo e contraditório. Por sua vez, as identificações de gênero são articuladas com outras identificações nos processos de subjetivação, como: sexualidade, raça, etnia, classe, trabalho, família, territorialidades, entre outras.

Com o aporte teórico da Análise do Discurso, desenvolvido inicialmente por Michel Pêcheux, pretende-se avançar na compreensão do modo de inscrição das identificações de gênero no processo de constituição discursiva do sujeito. Ao tomar o discurso como objeto de análise e focar a descrição nos processos discursivos que emergem de posições e práticas de resistência aos discursos de consenso, põe-se em relevo o papel constitutivo dos processos de significação, tanto na dominação quanto na transformação social, através das práticas de resistência.

A problemática das identificações de gênero apresenta um espaço profícuo de reflexão sobre a contradição constitutiva dos processos de produção de sentido e do sujeito, que tanto reforçam o imaginário social quanto irrompem como acontecimento, abrindo brechas sociais e discursivas para o deslocamento de sentidos e a emergência de novas modalidades de subjetivação. É neste campo de questões que se insere a proposta do dossiê Discurso, Gênero, Resistência, buscando trazer como contribuição uma abordagem discursiva para a problemática das identificações de gênero e sua relação com diversas práticas sociais e de militância.

Ao tomar o discurso como objeto de análise, nas suas múltiplas materialidades significantes (língua, imagem, som, voz, gesto, e todo tipo de práticas simbólicas) e ao focar a descrição na circulação de processos discursivos que emergem de posições e práticas de resistência aos discursos de consenso, almeja-se dar relevo ao papel constitutivo da linguagem tanto na dominação quanto na transformação social.

Prazo para envio de trabalhos: 31 de janeiro de 2020.

Previsão de publicação da edição: dezembro de 2020 (N. 67 - jan./abr. 2021).

 
Publicado: 2019-09-30
 

Chamada para submissão de artigos em fluxo contínuo

 

A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na área de Linguística, Literatura e suas interfaces, no sistema de fluxo contínuo.

Os originais enviados são submetidos a avaliação dupla cega pelos pares.

Os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada volume.

Qualis: B2 (Linguística e Literatura, Interdisciplinar). Quadriênio 2013-2016.

 

Jozefh Queiroz & Núbia Faria

Editores

 
Publicado: 2019-09-23
 

Lançamento do próximo número

 

A revista Leitura informa a previsão de lançamento de seu próximo número:

N. 65 (maio/ago. 2020) - Estudos linguísticos e literários (artigos em fluxo contínuo aceitos até fevereiro): maio de 2020.

Esta data pode sofrer alterações, que serão informadas nesta página.


Jozefh Queiroz & Núbia Faria

Editores

 
Publicado: 2019-12-03
 

Relançamento de números antigos e DOI

 

A Leitura, por meio do projeto Memória da revista Leitura, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, recuperou seu antigo acervo, antes disponível apenas no formato impresso. Foram relançados os números 1 a 44, que podem ser consultados na aba "anteriores".

Informamos, ainda, que todos os artigos da Leitura passaram a ter o identificador de objeto digital (DOI), localizado ao clicar no título de um artigo, logo abaixo de seu resumo.

 

Jozefh Queiroz & Núbia Faria

Editores

 
Publicado: 2019-04-22
 
Outras notícias...

n. 64 (2020): Profletras: ensino e pesquisa na formação de professores


Capa da revista

Organizadora:

Andréa da Silva Pereira

Capa: Danillo Lins