O processo de formulação estratégica na perspectiva individual: um estudo com gestores do setor hoteleiro do estado do Rio Grande do Norte

Camila Cristina Rodrigues Salgado, Renan Felinto de Farias Aires

Resumo


Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e, mais recentemente, o seu processo de formulação na perspectiva individual também tem ganhado atenção no meio acadêmico. Corroborando esta tendência, o objetivo deste estudo é investigar o processo de formulação estratégica de empresas do setor hoteleiro do estado do Rio Grande do Norte a partir de uma perspectiva individual, com base nas três dimensões do processo estratégico propostas por De Wit e Meyer (2010). Para isso, este estudo exploratório-descritivo utilizou a análise de conteúdo para analisar os dados levantados por meio da aplicação de questionários. Como resultado, identificou-se que: em relação ao pensamento estratégico, predominou o pensamento lógico; no que se refere à formação estratégica, tanto a formação deliberada quanto emergente se fazem presentes; e, finalmente, quanto à mudança, os resultados apontam para a mudança evolucionária.    

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).