Imagem turística projetada em vídeos: uma proposta metodológica

Poliana Fabíula Cardozo, Agustín Santana Talavera

Resumo


Os estudos publicados sobre imagem turística são bastante numerosos em todo o mundo e em diversas categorias. Contudo, quando se sumarizam tais dados àqueles dedicados às investigações relacionadas a imagem turística projetada por meio de vídeos a realidade mostra que ainda são escassos os relatos de resultados e/ou metodologias já publicados. Assim sendo, este artigo intenciona apresentar uma metodologia de pesquisa para pesquisas dedicadas à temática. A metodologia foi delineada para um estudo de pós doutorado que teve como objetivo analisar a promoção turística de duas localidades espanholas no que diziam respeito ao patrimônio cultural e no formato de vídeos publicados na rede social YouTube. Para tal, foram realizadas etapas bibliográfica e documental que permitiram a elaboração de filtro e ficha normativas de coleta de dados para que a coleta e análise fossem possíveis de forma adequada e completa. Os resultados da pesquisa mostraram que a metodologia é robusta o suficiente para a coleta de campo de vídeos turísticos promocionais, sem embargo para uma análise profunda e global do assunto se fazem necessárias pesquisas bibliográficas e documentais que amparem as reflexões.

Palavras-chave


Metodologia; Imagem Projetada; Redes Sociais; YouTube

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).