A cadeia produtiva da hotelaria e o papel das estruturas de governança: um estudo da cidade fronteiriça de Ponta Porã – MS/BR

Beatriz De Souza Frizo, Dores Cristina Grechi

Resumo


Este artigo pesquisou a cadeia produtiva da hotelaria na região da fronteira de Ponta Porã – BR e Pedro Juan Caballero – PY. Seu objetivo foi descrever a estrutura da cadeia produtiva da hotelaria do lado brasileiro, bem como, identificar a existência de estruturas de coordenação e os possíveis efeitos que estas estruturas causam na cadeia produtiva em questão. A metodologia utilizada foi, numa primeira etapa, pesquisa bibliográfica com o foco em cadeias e sistemas produtivos. A segunda etapa consistiu no trabalho de campo. Os resultados permitiram comparar diferentes cadeias produtivas em diferentes setores e, por fim, desenvolver um esquema representativo da cadeia produtiva da hotelaria e de seus principais elementos. Tal esquema direcionou a pesquisa de campo e facilitou as análises necessárias e as considerações sobre a realidade local e a relação com as estruturas de coordenação existentes.


Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).