Hospitalidade e Gestão Hoteleira Familiar: percepção de colaboradores em empreendimento de pequeno porte

Fernanda Cristina da Silva Lima, Saulo Ribeiro dos Santos, Ruan Tavares Ribeiro

Resumo


Este artigo versa sobre a relação entre hospitalidade e prestação de serviços na hotelaria familiar. Trata-se de um estudo de caso realizado em um hotel familiar de pequeno porte, na cidade de São Luís do Maranhão. O objetivo é identificar como os clientes internos visualizam a gestão da hospitalidade desenvolvida pelos gestores do hotel Vieira Jucá. Foram entrevistados os colaboradores e a gestora do Hotel Vieira Jucá, e os dados foram analisados com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Os achados da pesquisa evidenciam um espaço comercial ressignificado pelo contexto doméstico que possui vantagens segundo os entrevistados, mas que, em nossa interpretação, também merece atenção à profissionalização dos serviços por meio de um programa formal de treinamento.


Palavras-chave


Hospitalidade. Gestão hoteleira. Gestão de pessoas

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).