Trama-se fios e vidas entre labirinto e filé: qualidade, percepção, produtos, serviços e a visibilidade do trabalho das mulheres rendeiras de Marechal Deodoro, AL

Ana Claudia Borges Campos, Rogério Zanon da Silveira, Marcelo Calderari Miguel

Resumo


Analisa as expectativas e percepções dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas mulheres rendeiras de Marechal Deodoro e demonstra a aplicabilidade da abordagem Servqual na avaliação de serviços associativos. A metodologia deste estudo possui caráter descritivo e qualitativo, caracterizando-se como readaptação de uma abordagem amplamente utilizada - o Servqual. Examina as dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Aspectos Tangíveis por meio de um levantamento do tipo survey. Os depoimentos dos consumidores participantes deste estudo apontam que os trabalhos das mulheres rendeiras têm qualidade, sendo considerado muito criativo e equiparado a obras de arte. Como resultado o público participante deste estudo apontou que os trabalhos das mulheres rendeiras têm qualidade, sendo considerado muito criativo e equiparado a obras de arte. As considerações finais trazem uma reflexão sobre a validade dessa base teórico-metodológica, sinalizado as transformações na forma de pensar os papéis sociais de mulheres a partir de referenciais de cidadania, empoderamento e reconhecimento cultural.


Palavras-chave


Turismo Cultural; Turismo social; Lazer e negocios; avaliação de serviços

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).