A pesquisa em turismo e o método científico: uma análise dos estudos (teses e dissertações), no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em geografia.

Christiano Henrique da Silva Maranhão, Francisco Fransualdo de Azevedo

Resumo


A produção do conhecimento científico no Brasil nunca teve tanta visibilidade como na contemporaneidade. Atrelado a isso, pontua-se o empenho de pesquisadores em estabelecer um diálogo entre aportes científicos de áreas diferentes. Logo, admite-se o interesse de diversas ciências para com o estudo do turismo, destacando a Geografia, pioneira na produção de pesquisas sobre o turismo. Sabe-se que o fomento das pesquisas científicas necessita de um rigor teórico-metodológico que justifique o nível do conhecimento no âmbito de pós-graduação, e por isso, busca-se identificar os métodos científicos empregados nos estudos (teses e dissertações) que abordam o turismo como temática central da pesquisa, no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Geografia, evidenciando as particularidades do uso. Metodologicamente, trata-se de estudo exploratório-analítico, de viés qualitativo, que apresenta o levantamento bibliográfico e análise temática como ferramentas técnicas. Diante do exposto, relata-se a liderança do método dialético, presente em 35 estudos (teses e dissertações), dos 49 selecionados pela amostra, que se dedicam a temática do turismo no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Geografia. Sequencialmente identifica-se o método hipotético-dedutivo com 13 estudos e método fenomenológico-hermenêutico com um estudo. Conclui-se que o entendimento do turismo, enquanto atividade econômica, direcionou a aplicação do método dialético no momento de elaborar as questões de pesquisa e suas análises. Identificando pares dialéticos que revelam as contradições postas pelo capitalismo diante da práxis do turismo no Brasil. Ratifica-se por fim, a importância de avançar no conhecimento e na aplicação dos métodos e da metodologia, nas pesquisas e disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de turismo e geografia, evitando usos incoerentes.

 


Palavras-chave


Pesquisa em turismo; Método científico;Teses e dissertações; Pós-graduação em Geografia.

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).