Aplicabilidade da Análise de conteúdo em pesquisas na área do turismo: um olhar sobre a Ilha de Itaparica (BA)

Chelly Costa Souza dos Reis, Regina Celste Almeida Souza, Chelly Costa Souza

Resumo


A Análise de Conteúdo, comumente conhecida como AC, pode ser definida como um instrumento de análise das comunicações e, assim sendo, tem sido muito utilizada enquanto método instrumental de pesquisas. Dessa forma, com base nesse pressuposto, o presente artigo objetiva demonstrar que a AC também pode ser aplicada em pesquisas do campo turístico, tendo como exemplificação o estudo de caso sobre a atividade turística na Ilha de Itaparica – BA. Enquanto método, o artigo está assente num recorte da nossa tese de doutorado, a qual teve como corpus a análise do turismo de sol e praia no referido território baiano. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como a realização de treze entrevistas, em cujas análises foi utilizada a AC. Dessas entrevistas, realizadas com agentes representativos do poder público estadual, do municipal e com representantes do trade turístico da região, a AC possibilitou perceber a necessidade de um efetivo planejamento turístico na região, inter-relacionando as três instâncias analisadas, como também confirmou a pertinência do uso desse instrumento de análise das comunicações em pesquisas no campo do turismo, as quais envolvem uma abordagem quali-quantitativa.


Palavras-chave


Instrumento de pesquisa; Planejamento turístico; Governo Estadual; Governo municipal; Trade turístico

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Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


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