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Diretrizes para Autores

 

Constitucionalização dos Direitos: análise sistemática do fenômeno da penetração do Direito Constitucional em todas as áreas das ciências jurídicas tradicionais (civil, penal, tributário, eleitoral, administrativo, processual etc).

 

1. A Revista Eletrônica do Mestrado em Direito (RMDUFAL) é voltada à divulgação de pesquisas preferencialmente inéditas e originais sobre duas áreas temáticas: a) Constitucionalizazação do Direito e Direitos Fundamentais na Modernidade. Nos termos de seu regulamento, a RMD publica contribuições de autores brasileiros e estrangeiros em forma de estudos e pesquisas de caráter acadêmico-científico (artigos), resultados de projetos de iniciação à pesquisa-científica e à extensão jurídica de notória qualidadel (resumos expandidos). Divulga resumo de obras jurídicas e sociais que, por seu conteúdo crítico, são consideradas relevantes pela área de A (resenhas acadêmicas), bem como divulga um cronograma das principais atividades de pesquisa acadêmica do Curso do Mestrado no período, incluindo: congressos, painéis, mini-cursos, conferências ofertadas, publicação de livros docentes e discentes, grupos de pesquisa, bem como rol das dissertações defendidas e aprovadas no PPGD/UFAL (atividades do Programa). Também podem ser submetidos: informes técnicos, comunicações apresentadas em congressos, comunicações breves e estado da arte.

2.    Editada pelo Curso de Mestrado em Direito da UFAL, a Revista Eletrônica do Curso de Mestrado segue tendência crítica própria do pensamento da Unidade Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Alagoas, acolhendo trabalhos que permitam à comunidade científico-jurídica ampliar o debate das ciências jurídicas e partilhar experiências com outras ciências sociais sobre questões atuais e desafios comuns da pós-graduação.

3.    O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão não-onerosa e não-exclusiva dos direitos autorais ao Conselho Editorial da RMDUFAL.

4.    A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

5.    Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial da RMDUFAL.

6.    O Conselho Editorial adota as mesmas regras de submissão e aprovação para autores nacionais e estrangeiros.

7 Toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa da respectiva instituição de ensino, antes de ser submetida à publicação.

8.    A aprovação dos artigos não implica a publicação imediata dos mesmos, podendo ser publicados em edições subseqüentes, a critério do Conselho Editorial.

Envio de colaborações

8.    As colaborações para as seções Estudos devem ser enviadas por meio do endereço http://www.seer.ufal.br/index.php/rmdufal/information/authors, em que deverá ser realizado conforme instruções no próprio site, respeitadas as orientações de apresentação e formatação fixadas, contendo obrigatoriamente:

Mensagem: a) título do trabalho; b) dados pessoais e acadêmicos do autor ou autores (nome, telefone, instituição de vinculação, mais alta titulação acadêmica e endereço de e-mail) na ordem a figurar na publicação;

Documento a ser anexado: a) título do trabalho; b) resumo em até 10 (dez) linhas e 03 (três) a 06 (seis) palavras-chave, formadas por expressões de no máximo 03 (três) termos; c) abstract em até 10 (dez) linhas e 03 (três) a 06 (seis) keywords formadas por expressões de no máximo 03 (três) termos; d) texto do artigo ou matéria, incluindo notas e referências, com a formatação estabelecida; e) tabelas e gráficos, se utilizados.

9.    Os textos destinados às seções Estudos devem ser digitados em fonte Times News Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas, e não podem exceder a 20 páginas, incluindo os espaços e consideradas as referências bibliográficas, citações ou notas, quadros, gráficos, mapas, etc. Títulos e subtítulos devem respeitar o mesmo padrão, em negrito.

10.  Os quadros, gráficos, mapas e imagens devem ser apresentados em folhas separadas do texto, indicando-se no corpo do texto os locais de inserção. Precisam também ser numerados e titulados, apresentar indicação das fontes correspondentes e ser em branco e preto. 

11.  Os textos a serem publicados na seção Resumo Expandido devem ser enviados para o Conselho Editorial, por meio do endereço http://www.seer.ufal.br/index.php/rmdufal/information/authors, em que deverá ser realizado conforme instruções no próprio site, respeitadas as orientações de apresentação e formatação fixadas, contendo obrigatoriamente:

Mensagem: a) título do trabalho; b) dados pessoais e acadêmicos do autor ou autores (nome, telefone, instituição de vinculação, mais alta titulação acadêmica, e e-mail) na ordem a figurar na publicação.

12.  Os textos destinados à seção Resumos Expandidos devem ser digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas, e não podem exceder ao limite de 03 (três) páginas, incluindo as referências bibliográficas, citações ou notas, devendo obedecer os seguintes títulos: 1. Introdução, 2. Metodologia, 3. Resultados e Discussões, 4. Conclusões, 5. Referências Bibliográficas.

13.  Os textos a serem publicados na seção Resenhas Acadêmicas devem ser enviados para o Conselho Editorial, por meio do endereço http://www.seer.ufal.br/index.php/rmdufal/information/authors, em que deverá ser realizado conforme instruções no próprio site, respeitadas as orientações de apresentação e formatação fixadas, contendo obrigatoriamente:

Mensagem: a) título da obra; b) dados bibliográficos da obra c) dados pessoais e acadêmicos do autor (nome, telefone, instituição de vinculação, mais alta titulação acadêmica, e endereço de e-mail) na ordem a figurar na publicação;

14.   Os textos destinados à seção Resenhas Acadêmicas devem ser digitados em fonte Times
New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas, e não podem exceder ao limite de 02 (duas) páginas corridas, devendo obedecer à seguinte ordem de abordagem sobre a obra: 1. Apresentação, 2. Descrição da estrutura, 3. Resumo do conteúdo,  4. Análise crítica.

15.   Todas as referências bibliográficas devem obedecer às normas atualizadas da ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, em especial às normas NBR 6023/2002 e NBR 10520/2002, de acordo com os exemplos abaixo:

Para livros:

TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial - uma abordagem baseada na aprendizagem e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

 

Obs.: o título de livro ou de artigos pode ser em itálico

 

Para artigos:

MARTINS, R.P.; ARAUJO-LIMA, C. O desenvolvimento da Ecologia no Brasil. Infocapes,

v. 8, n. 2, 2000, p. 81-85.

 

Para teses acadêmicas:

VASCONCELOS, M. C. L. Cooperação universidade/empresa na pós-graduação:
contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na indústria
mineira. Tese de doutorado. Escola de Ciência da Informação, 2000, Universidade
Federal de Minas Gerais.

 

Para documentos eletrônicos:

VARGAS, R. T. Reflexões sobre a integração universidade-empresa estudo de caso: mestrado profissionalizante. Disponível em: <http:www.geocities.com/anpgbr/mestp.html>. Acesso em: 30 set. 2001.

16.  As menções a autores no corpo do texto devem preferencialmente subordinar-se à forma autor (data) ou (AUTOR, data). Exemplo: Fischer (2002); (PEREIRA e FONSECA, 1997, p. 120).

17.  Nesse caso, as notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas, numeradas e apresentadas no pé-de-página.

18.  As referências bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Informar se contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Informar se o autor principal ou um dos coautores detém título de doutorado ou pós-doutorado, informando a instituição de ensino superior a que é vinculado.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte,  já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.