DA FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA DA SENTENÇA, CONFORME BENJAMIN CARDOZO (The justification of legal Judgement according to Benjamin Cardozo)

Jéssica Aline Caparica da Silva

Resumo


O presente trabalho busca tratar da teoria de Benjamin Cardozo acerca da decisão judicial e, especificadamente,  no que tange à inviabilidade de aplicação pura da lógica jurídica nos hard cases e na concretização das cláusulas gerais. Inicia-se com uma passagem geral do que vem a ser o pragmatismo jurídico. Passa-se, logo após, a analisar a decisão jurídica conforme Benjamin Cardozo, abordando, inclusive, o elemento subconsciente na decisão judicial. Examina-se, posteriormente, a necessidade de fundamentação da decisão jurídica, mormente diante de hard cases e cláusulas gerais, evitando a arbitrariedade do aplicador da norma. Finaliza-se com a demonstração da importância social da  decisão judicial fundamentada diante da impossibilidade de aplicação da lógica jurídica na solução dos hard cases, assim como em casos que envolvam cláusulas gerais.


Palavras-chave


Pragmatismo Jurídico; Fundamentação; Decisão.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2015 Revista Eletrônica do Mestrado em Direito da UFAL



Revista Eletrônica do Mestrado em Direito da Ufal no Facebook:

INDEXADA EM:

Endereço:

Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Faculdade de Direito de Alagoas. Programa de Pós-Graduação em Direito. Campus A. C. Simões Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins. CEP: 57072-970 Maceió – Alagoas – Brasil.

E-mail: revistamestradodireitoufal@gmail.com 

Telefone: 82-3214-1255