CADERNOS CÊNICOS https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos <p>A Cadernos Cênicos é uma publicação do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (NEPED/CNPq), vinculada ao curso de Teatro licenciatura da UFAL. Objetiva fomentar a reflexão, produção e divulgação de práticas de pesquisa, extensão e criação artística de discente dos cursos de Teatro e outras artes (Dança, Música, Cinema, Artes Visuais, Literatura).</p> pt-BR <p>Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.</p><p> </p> cadernoscenicos.neped@gmail.com (Ana Flávia de Andrade Ferraz) cadernoscenicos.neped@gmail.com (Ana Flávia de Andrade Ferraz) ter, 17 mai 2022 08:45:37 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Mamulengo é resistência do povo https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13551 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo busca traçar uma breve trajetória acerca das incontáveis influências históricas que o Mamulengo detém, como, por exemplo, a tradição performática do Tchiloli, em São Tomé e Príncipe. Ademais, é examinada a importância da manifestação teatral mamulengueira no que concerne ao estado de Pernambuco, sobretudo à cidade de Caruaru. Para além disso, o texto pretende ressaltar as características de resistência artística inerentes a tal fenômeno teatral no município em destaque, enfocando o Grupo Mamulengo Mamusebá, berço do teatro de animação caruaruense e símbolo de luta cultural da região que, por muitos anos, teve sua riqueza teatral ameaçada pela negligência governamental do município.</span></p> Guilherme Mergulhão, Lucas Carvalho Copyright (c) 2022 https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13551 ter, 17 mai 2022 00:00:00 -0300