CADERNOS CÊNICOS https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos <p>A Cadernos Cênicos é uma publicação do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (NEPED/CNPq), vinculada ao curso de Teatro licenciatura da UFAL. Objetiva fomentar a reflexão, produção e divulgação de práticas de pesquisa, extensão e criação artística de discente dos cursos de Teatro e outras artes (Dança, Música, Cinema, Artes Visuais, Literatura).</p> pt-BR <p>Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.</p><p> </p> cadernoscenicos.neped@gmail.com (Ana Flávia de Andrade Ferraz) cadernoscenicos.neped@gmail.com (Ana Flávia de Andrade Ferraz) ter, 17 mai 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Da Tragédia à Comédia Romântica https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13821 <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho visa apresentar e abrir discussão sobre algumas das mais famosas adaptações e releituras de obras de William Shakespeare no cinema, além de abrir espaço para demonstrar a presença de outras referências ao mesmo autor, exemplificadas por mais de 10 filmes. Para isso, serão citadas peças como: Rei Lear, Hamlet, Otelo, Como Gostais, Megera Domada e, como não poderia faltar, a célebre Romeu e Julieta.</span></p> Júlia Pereira de Souza Copyright (c) 2022 https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13821 dom, 11 dez 2022 00:00:00 -0300 Em Protidão: https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/14636 <p><strong>Resumo</strong>: A partir das ações corporais vivenciadas e desenvolvidas nas disciplinas de Improvisação I e II do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no primeiro e segundo semestre de 2017, buscaram-se refletir acerca de possibilidades de compreender a improvisação em dança, evidenciando novas metodologias para o ensino de práticas corporais. Essa pesquisa parte de um relato de experiência que visa destacar a importância da valorização de disciplinas práticas, bem como da escrita científica dessas práticas artísticas de dança. Como resultado, produziu-se uma construção coreográfica denominada <em>In Promptu</em> (do latim: em prontidão) que foi apresentado em sala de aula. Para além da dança, buscou-se promover a reflexão das estratégias de ensino de dança nos espaços de educação formal e não formal.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Dança; Formação; Improvisação</p> Maciel Ferreira de Lima Copyright (c) 2022 https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/14636 dom, 18 dez 2022 00:00:00 -0300 Mamulengo é resistência do povo https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13551 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo busca traçar uma breve trajetória acerca das incontáveis influências históricas que o Mamulengo detém, como, por exemplo, a tradição performática do Tchiloli, em São Tomé e Príncipe. Ademais, é examinada a importância da manifestação teatral mamulengueira no que concerne ao estado de Pernambuco, sobretudo à cidade de Caruaru. Para além disso, o texto pretende ressaltar as características de resistência artística inerentes a tal fenômeno teatral no município em destaque, enfocando o Grupo Mamulengo Mamusebá, berço do teatro de animação caruaruense e símbolo de luta cultural da região que, por muitos anos, teve sua riqueza teatral ameaçada pela negligência governamental do município.</span></p> Guilherme Mergulhão, Lucas Carvalho Copyright (c) 2022 https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13551 ter, 17 mai 2022 00:00:00 -0300