Entre trapos e farrapos

Autores/as

  • Maciel Ferreira de Lima

Palabras clave:

dança, fotografia, pomba gira

Resumen

Esse ensaio visual é uma reflexão por meio de fotografias de um solo de dança inspirado na Pomba gira Maria Farrapo do médium-pesquisador Maciel Ferreira. Por meio de uma metodologia autoetnográfica, buscou-se apresentar inicialmente o percurso em que o solo aconteceu, como provocação e como uma estratégia de desmistificar o equívoco que existe na depreciação com a figura da pomba gira em Alagoas, entidades mulheres que são as “princesinhas do congá”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DIDI-HUBERMAN, Georges (Org). Levantes. São Paulo: Edições Sesc, 2017.

BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Editora Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro - RJ - 1989.

CARVALHO, Nelson Luiz de. O Terceiro Travesseiro. Editora Edições GLS. São Paulo - SP – 1998.

CASTRO, Mônica de. O preço de ser diferente. Editora Vida e Consciência. São Paulo - SP. 2004.

NASCIMENTO, Rangel Ferreira Fidelis do. Olhar as moças nos gongáres: Notas para compreender a luta pela definição da Imagem da pomba-gira em Candomblés e Umbandas em Maceió-AL (Monografia em Bacharelado em Ciências Sociais) – Ufal, 2019.

Publicado

2024-01-16

Cómo citar

Ferreira de Lima, M. . (2024). Entre trapos e farrapos. CADERNOS CÊNICOS, 5(8). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/17054

Número

Sección

Encarte Visual

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.