Monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação no município de Itu– SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19530

Palavras-chave:

Avaliação, Monitoramento, Controle social

Resumo

Este artigo analisa o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Itu/SP, em vigor, procurando identificar a lógica política, avanços, recuos e desafios, ressaltando as concepções de educação, os seus limites estruturais e conjunturais como política pública. Esta escrita faz parte da terceira etapa da pesquisa intitulada “Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP”, desenvolvida pelo GEPLAGE. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se questionários aos respondentes. Os resultados da pesquisa, evidenciam os caminhos percorridos que apresentaram impasses vivenciados e apontaram lacunas durante o processo de monitoramento, avaliações periódicas realizadas pelos responsáveis pelo PME de Itu/SP.

Biografia do Autor

Amanda Regina Martins Dias, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Licenciada em Pedagogia, Diretora de Escola da Rede Municipal de Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Thiago de Melo Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando em Educação pela UFSCar- Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Professor da rede municipal de ensino de Sorocaba.

Referências

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

Dias, A. R. M., & Martins, T. de M. (2025). Monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação no município de Itu– SP . Cadernos Pedagógicos, 1(2), p.3–12. https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19530

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