Percepções acerca do monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de Itapetininga – SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19531

Palavras-chave:

Monitoramento, Avaliação da educação, Controle social

Resumo

O artigo consiste em explicitar a terceira etapa da pesquisa Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, desenvolvida pelo GEPLAGE - UFSCar/Sorocaba, e tem como objetivo analisar o monitoramento e a avaliação da educação no município de Itapetininga-SP a fim de compreender as percepções dos atores envolvidos no processo, tendo foco na atuação das comissões responsáveis, como Conselho Municipal de Educação, Equipe Técnica e Comissão Coordenadora, quanto aos alinhamentos que chegaram aos municípios. A metodologia utilizada foi qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de trabalhos publicados sobre a temática e discussões de dados dos questionários aplicados a membros do CME e entrevistas às equipes responsáveis. Como resultados, encontramos que o processo de monitoramento e avaliação, embora, conhecido e estudado, requer consolidação no município, a partir de práticas constantes de sua implementação.

Biografia do Autor

Daniele Xavier Ferreira Giordano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia. Membro atuante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Docente Efetiva e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro atuante do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

Giordano, D. X. F., & Ribeiro, E. V. de J. (2025). Percepções acerca do monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de Itapetininga – SP. Cadernos Pedagógicos, 1(2), p. 13–31. https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19531

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