Percepções acerca do monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de Itapetininga – SP
DOI:
https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19531Palavras-chave:
Monitoramento, Avaliação da educação, Controle socialResumo
O artigo consiste em explicitar a terceira etapa da pesquisa Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, desenvolvida pelo GEPLAGE - UFSCar/Sorocaba, e tem como objetivo analisar o monitoramento e a avaliação da educação no município de Itapetininga-SP a fim de compreender as percepções dos atores envolvidos no processo, tendo foco na atuação das comissões responsáveis, como Conselho Municipal de Educação, Equipe Técnica e Comissão Coordenadora, quanto aos alinhamentos que chegaram aos municípios. A metodologia utilizada foi qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de trabalhos publicados sobre a temática e discussões de dados dos questionários aplicados a membros do CME e entrevistas às equipes responsáveis. Como resultados, encontramos que o processo de monitoramento e avaliação, embora, conhecido e estudado, requer consolidação no município, a partir de práticas constantes de sua implementação.
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